O Instituto Atá, do chef Alex Atala (D.O.M.,Dalva e Dito eRiviera), lançou esta semana (3) a campanha Gastronomia é Cultura/Eu Como Cultura.
A iniciativa visa reunir a assinatura de 1 milhão de pessoas, para pressionar a aprovação do projeto de lei 6.562/13 no Congresso.
O texto, apresentado no ano passado pelo deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), redefine as regras para a captação de recursos de projetos culturais via Lei Rouanet, permitindo que pesquisas e publicações ligadas à gastronomia obtenham incentivos fiscais, da mesma forma que filmes, peças de teatro e livro. O projeto ainda tramita nas comissões da Câmara – não foi a votação no plenário.
Postos de coleta de assinatura e uma caixa postal para o envio de apoio serão divulgados no site da campanha Gastronomia É Cultura e na página do Instituto Atá no Facebook.
Nas redes sociais, internautas poderão publicar imagens de pratos e ingredientes típicos da gastronomia brasielira usando a hashtag #eucomocultura, como forma de mobilização – para ratificar o apoio, entretanto, será necessário entregar uma assinatura física. Fonte: Folha.