Conhecido pelas criações autorais e inéditas a cada semana no menu executivo, o restaurante Villa Bahia que fica localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, e lançou recentemente um cardápio com receitas do pesquisador e escritor baiano Manuel Querino. Os pratos têm referência da literatura “A arte culinária na Bahia”, e mantêm a originalidade, segundo o chef Guto Lago.
“Estou sendo fiel ao livro, que tem muita influência da comida africana, principalmente do Candomblé. Cheguei até a ir em um terreiro para aprender a fazer o verdadeiro acaçá”, revela o cozinheiro que há quatro anos comanda o restaurante, onde desenvolve um trabalho autoral com valorização dos produtos regionais e uso de técnicas universais.
Quem visitar o lugar durante a semana, uma dica é provar o menu executivo servido de segunda a sexta-feira, onde o chef apresenta criações inéditas. Cada semana muda as opções de entrada, prato principal e sobremesa, e segundo Guto eles nunca se repetem. Valor: R$49,00 (entrada e prato principal) ou R$58,00 (entrada, prato principal e sobremesa).
Quem foi Manuel Querino
Importante e aclamado pesquisador, historiador e escritor pioneiro nos registros antropológicos da cultura africana no Brasil. Querino é responsável pela obra “A arte culinária na Bahia”, publicada originalmente em 1928, que apresenta os registros das tradicionais receitas, ingredientes e processos artesanais das comidas no início do século XX.
Baixe o livro gratuitamente através do link: https://goo.gl/WgHJpb.
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 16/18 – Pelourinho
Funcionamento: Todos os dias entre 12h e 22h – almoço e jantar.
Telefone: 71 33224271