Plataforma da Raízs é um supermercado online que facilita compra de itens frescos de forma planejada, reforça conexão entre consumidor e produtores e evita desperdício
Já pensou em receber alimentos livres de qualquer agrotóxico na porta da sua casa, tirados diretamente do pé no dia do pedido? Foi pensando nisso que o empreendedor Tomás Abrahão criou a Raízs , uma plataforma, supermercado online, que conecta o consumidor interessado em alimentos orgânicos ao pequeno produtor de todo o Brasil. Apostando nesse modelo, a empresa vem crescendo quatro vezes ao ano nos últimos três anos e já alcança 90% de satisfação entre seus clientes.
A iniciativa permite economia de tempo – evitando a necessidade de deslocamento até um supermercado – e de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e limitar a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção.
A Raízs também atua para minimizar o desperdício e garantir que o alimento chegue sempre fresco à mesa do consumidor. Para isso opera com serviço on-demand, modelo em que só são retirados da terra as folhas e legumes que o cliente irá consumir, reduzindo a possibilidade de os alimentos serem descartados sem antes serem consumidos.
O estoque é atualizado todos dias e a colheita é feita somente a partir da confirmação da compra. Já a entrega é realizada no dia seguinte, em todo o estado de São Paulo, para as compras feitas até as 11h e acontecem todos os dias da semana, exceto no domingo.
Disponibilizados no site estão produtos como verduras, legumes, frutas, ovos, arroz, queijo, manteiga e até produtos não perecíveis, com os quais o usuário pode personalizar o seu pedido.
De acordo com o levantamento mais recente do World Resource Institute (WRI), no Brasil são desperdiçadas cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano. Isso, coloca o país entre os 10 que mais jogam comida fora no mundo, principalmente quando se trata de frutas, hortaliças, tubérculos e raízes.
Mais do que facilitar a compra desses alimentos, a startup busca criar um vínculo de empatia por meio da comida, além de valorizar quem está por trás dela, dando nome e rosto ao pequeno produtor e contando sua história para o consumidor.
Cada item leva o nome e a foto da família que cultivou o alimento e a startup ainda promove visitas aos sítios fornecedores para que os clientes conheçam a plantação, participem da colheita e ajudem a preparar um almoço compartilhado.
São mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do país até a Amazônia. Entre as acreditações exigidas pela Raízs está o reconhecimento internacional Produto Orgânico Brasil, emitido pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), que garante que toda a cadeia de produção foi fiscalizada e obedece às normas e práticas da produção orgânico.
“Queremos valorizar o agricultor e mostrar ao consumidor de onde vem o que ele come, levando um alimento saudável ao meio urbano e um comércio justo para o produtor”, explica Tomás Abrahão.
Para ir além do lucro e gerar impacto positivo, a Raízs criou o Fundo do Pequeno Produtor, ao qual destina parte de seu faturamento. O consumidor também é convidado a realizar doações de até R﹩ 30 para o fundo, inteiramente gerido pelos agricultores.
“Com o fundo, a ideia é gerar um sentimento coletivo, de empoderamento e a inserção nas tomadas de decisão do que farão com dinheiro. Afinal, são os próprios agricultores que decidem o que fazer com todo o valor arrecadado”, completa Abrahão.
Além do consumidor, os restaurantes e as escolas – que entraram recentemente na lista de estabelecimentos – também podem aderir ao modelo. O serviço oferece uma opção de fornecimento dos alimentos orgânicos de maneira rápida a preços justos, em uma operação de cadeia produtiva consciente para mais de 50 estabelecimentos gastronômicos, como Dalva e Dito (do Chef Alex Atala), Teva, Le Manjue, Sesc, Casa de Francisca.
Sobre a Raizs:
Fundada em agosto de 2014, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, criando assim um laço entre a cidade e o campo. Entre os serviços estão as cestas por assinatura e os pedidos avulsos na mercearia disponível no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos. A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko e Choice UP Artemisia. A plataforma aceita todas a bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site: www.raizs.com.br.