“Todo dia…era Dia de Índio!”. Quem nunca escutou essa música? Quando eu era criança ouvia demais, principalmente no dia 19 de abril.
Lembro que em uma destas datas, na década de 80, eu e meus “coleguinhas” fizemos uma apresentação sobre o tema. Foi um desastre, mas quando se é criança até os desastres são engraçados, então naquele momento passamos a ser a piada da escola.
Mas hoje quero apresentar para vocês uma homenagem que fiz para esta data, que não saiu um desastre, muito pelo contrário, ficou maravilhosa. Chama-se paçoca do Índio. Leva banana e ela é uma receita típica da culinária Tupinambá. Vou dar um pequeno toque meu e vocês vão conferir o resultado ficou muito bom.
Ingredientes:
-2 bananas da terra “de vez” (quando não está totalmente madura);
-1 xícara de côco ralado;
-2 colheres de sopa de melado de cana
-2 colheres de sopa de leite de côco
-1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Cozinhe as bananas no vapor por aproximadamente 20 minutos.
Descasque e amasse em um pilão.
Vá acrescentando o côco ralado aos poucos e continue a socar no pilão. Adicione o melado de cana, a pitada de sal e o leite de côco.
A partir deste momento ir amassando a mistura com as mãos. A massa deve ficar com um aspecto de farofa úmida parecido com uma massa sucré, vulgarmente chamada de massa podre. Quando chegar nesse ponto, com um colher de sopa vá retirando pequenas porções e colocando em um cortador redonda e dando o formato de pequenas paçocas.
Essa receita é bem simples, fica muito saborosa é super rápida para fazer. Espero que tenham gostado e façam na casa de vocês.
Rendimento: 15 paçocas
Tempo de preparo: 30 minutos