Em tempos de crise, como estamos vivendo com o coronavírus, é um momento para controlar o pânico e pensar no coletivo. É hora de compartilhar dicas e ideias do bem para ajudar quem está à nossa volta. Há muitos setores, como da alimentação que já estão enfrentando imensas dificuldades e o cenário não é promissor a longo prazo.
Em contrapartida, nesse caos, têm surgido projetos e iniciativas que podem lhe inspirar e ajudar, seja como empresário ou consumidor. Fiz uma apanhado do que tenho encontrado em Portugal, que desde ontem (18), foi decretado estado de emergência e daqui, do Brasil, que estamos vivendo quarentena voluntária para tentarmos evitar o cenário de outros países, como os da Europa. Por isso segue os cases abaixo. Se vocês tiverem sugestões e indicações coloquem nos comentários.
Projetos que nasceram na crise
Horta do Amigo
Este é um dos projetos, em meio a crise, com essência de fazer a diferença, além de aproveitar a oportunidade de negócio do momento. Ele surgiu, neste domingo (15), para contribuir e ajudar as pessoas a não sairem de casa para comprarem frutas, legumes e derivados e carne. Criado pela Microgreens, uma empresa de microvegetais e flores comestíveis que atua em Portugal e Espanha, o projeto atende inicialmente as localidades de Lisboa, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Amadora, Odivelas, Loures, Mem Martins e Rio de Mouro, em um prazo de 24 horas com uma taxa de entrega a partir de 6,90€. As encomendas são feitas no site tendo preços competitivos. Segundo Tomás Lancastre, fundador da Microgreens, eles já contam com mil encomendas e estão trabalhando para levar a Horta do Amigo ao Norte do país. Site: www.hortadoamigo.pt.
Série Cesta Básica
Bora cozinhar em casa! A Ana Luiza Trajano, cozinheira, ativista, fundadora e presidente do Instituto Brasil a Gosto, lançou nesta terça-feira (17), para a felicidade e saúde geral na nação a série Cesta Básica. É um projeto que ainda estava sendo produzido, por isso não leve em consideração a parte de “chamar amigos em casa”. Ele foi lançado para “ajudar quem está em casa cumprindo o isolamento social a fazer comida caseira saborosa sem desperdício, usando ingredientes da cesta básica brasileira”, como explica a brasileira que está neste momento, na França, onde acabou de se formar na renomada escola de cozinha Alain Ducasse. Para ter acesso aos quatro materiais, sendo eles: Lista de compras; Caderno de Receitas; Lista de Utensílios e Cardápio para duas semanas, basta acessar o site www. brasilagosto.org/cesta-basica. Serão publicados no Instagram e Youtube do Instituto e da Ana Luiza conteúdos especiais da série. Basta acompanhar e colocar a mão na massa!
Comida de Resistência
É um coletivo de profissionais da gastronomia, que por meio do Instagram, passam a compartilhar iniciativas e ações positivas, neste período do coronavírus, para minimizar os impactos da crise em bares, restaurantes e tantos outros modelos de negócios ligados a alimentação. A proposta é “passar por esta época sombria com os menores danos possíveis”, diz no primeiro post, que foi compartilhado por diversos cozinheiros do Brasil. A criação do coletivo é da chef Manu Zappa e das jornalistas Marcella Sobral e Carol Zappa. Intagram: @comidaderesistencia.
Ah Receita!
É com muito prazer que apresento a vocês o novo filho do Repórter Gourmet, o podcast Ah Receita! Será lançado nos próximos dias, e vai trazer receitas práticas, fáceis, econômicas, sustentáveis e por vezes bem saudáveis para todas as tribos: dos veganos aos carnívoros, através de um papo descontraído com o passo a passo e tudo explicadinho para tornar a vida mais gostosa. Ele estará disponível nas principais plataformas, como Spotify, Google Podcast e Anchor: www.anchor.fm/reportergourmet.
Dicas
Live Anti-Crise
O fundador do O Primo Rico e autor do livro “Mil ao Milhão”, Thiago Nigro, criou nesta semana, uma série no Instagram, por meio de lives, chamada “Anti-Crise”. Começou no dia 17 e segue até o dia 24/03, sendo transmitidas, às 22h, com convidados de peso, tendo desde CEO’s de grandes empresas como analistas financeiros para compartilharem suas experiências e atitudes neste momento de crise. A ideia do projeto é minimizar o impacto negativo e possibilitar aos brasileiros a encontrarem oportunidades na crise, por meio de muito conteúdo prático das experiências de sharks business.
Entre os convidados das lives estão o Flávio Augusto, fundador da Wise up com mais de 430 escolas de inglês pelo Brasil, além da escola de empreendedores Meu Sucesso e proprietário do time de futebol Orlando City, nos Estados Unidos. Ontem, marcou presença o Rafael Furlanetti, sócio diretor institucional da XP Investimentos, que após conversar com grandes empresários do país, compartilhou algumas dicas importantes neste momento, sendo elas:
1 – Segurar investimento; 2- Segurar caixa; 3 – Adiar e negociar com fornecedor e 4 – Administrar pela falta. “Não compre nada. Deixe faltar e aparecer a necessidade para ir repondo ao longo tempo.Trave as compras”, e ainda acrescentou: “Lição para todos os empresários: Têm que sentar em cima do caixa”, para controlar os gastos, compartilhou o Furlanetti.
Delivery e take way
Por medida de segurança muitos restaurantes estão fechando as portas, no Brasil. Uma alternativa para manter a fluxo de giro foi adaptar o cardápio para o serviço de delivery ou entrega na porta do restaurante. Uma das dicas importantes neste momento é negociar com os serviços de delivery para melhor taxas.
Por exemplo, nesta quarta-feira (18), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) fechou com o IFood um pacote de ajudas ao setor de alimentação, tendo como principal medida a redução do prazo de pagamento da empresa de marketplace para os bares e restaurantes de 28 dias, em média, para uma semana.
Outra dica importante é criar menus criativos para este momento, como oferecer um cardápio semanal ou apenas bases, como molhos, acompanhamentos ou proteínas, além de pratos prontos, assim os clientes podem combinar com preparações em suas casas, assim como fez o restaurante Quincho, em São Paulo. O serviço take way (de retirada no restaurante) também é uma alternativa a apostar.
Explore o whatsapp
Como alguns de vocês sabem, sou jornalista gastronômica, cientista gastronômica e respiro marketing digital no dia a dia de trabalho, por isso essa é uma dica muito bacana que vou compartilhar com vocês para incluírem em suas estratégias, caso não use ainda. Explore a comunicação pelo Whatsapp. Este é um ótimo momento para estreitar relacionamento com os clientes por meio do aplicativo, que é uma excelente ferramenta para venda. No canal de comunicação podem ser compartilhados cardápios do dia e incentivar os clientes a continuarem o consumo nos seus estabelecimentos.
Voucher
Restaurantes oferecem para clientes comprarem vouchers de determinados valores (alguns com descontos para tornar mais atraente a aquisição) que serão utilizados após a crise. Essa é uma estratégia adotada por alguns estabelecimentos em Portugal, França, aqui no Brasil, e em diferentes países para manterem o seu fluxo de giro e sobreviverem a essa crise, que não tem previsão de acabar. Essa é uma estratégia promissora, principalmente para os lugares que possuem clientes fiéis.