Com ingredientes bem brasileiros, o chef Claude Troisgros, apresenta um prato bem conhecido na Itália, spaghetti alla carbonara, mas que por aqui, ele criou uma versão de tirar o folego ao utilizar a cachaça e carne seca na clássica receita. Ah! E tem dica de harmonização do pessoal do site ‘Mapa da Cachaça’.
Segundo os especialistas na bebida destilada, esse prato oferece contrastes de texturas e sabores. A crocância das carnes se opõe ao frescor da ervilha e macies do macarrão envolvido de molho cremoso. A sugestão deles é uma cachaça bem envelhecida em carvalho com notas marcadas em especiarias e boa picância para contribuir ainda mais com as combinações e diferenças de aromas e gostos.
Vamos aprender a fazer?
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 600g de carne seca dessalgada e cozida
- 400g de espaguete
- 1 colher de azeite
- Sal o quanto baste
- 2 colheres de azeite extra-virgem
- 200g de toucinho defumado em cubinhos
- 4 dentes de alho amassado
- 1 pimenta dedo de moça picadinha
- 30ml de cachaça – eu usei uma branquinha fresca e mais seca
- 12 ervilhas tortas cortadas em juliana
- 200ml creme de leite
- Sal e pimenta do reino moída na hora
- 4 gemas
- 100g de queijo parmesão ralado
- 30gr Palmito fresco pupunha (para decorar)
[/ingredients]
MODO DE PREPARO
Frite metade da carne seca em óleo quente e reserve. Em uma tigela, misturar gemas e parmesão. Colocar o espaguete para cozinhar em água fervente com sal. Em outra panela grande, refogar o alho e o toucinho no azeite até tostar. Juntar o restante da carne seca e fritar mais um pouco. Acrescentar a pimenta dedo de moça. Flambar com cachaça. Juntar as ervilhas e o espaguete cozido al dente escorrido. Deglaçar com creme de leite. Temperar com o sal e a pimenta. Retirar do fogo e colocar o molho de ovos.
Misturar bem. Colocar imediatamente num prato fundo. Cobrir com a carne seca frita. Ralar rodelas de palmito fresco em cima. Servir imediatamente.
Rende: 4 porções.