Essa é uma receita muito simples apesar do nome grande e pomposo. Várias amigas fitness me pedem preparações que possa substituir a massa tradicional. Então criei um prato com palmito pupunha que é menos calórico e, na minha opinião, tão saboroso quanto uma pasta.
A verdade é que a mistura desses ingredientes confere muito sabor, equilíbrio e leveza. Ele pode ser servido tanto no almoço ou no jantar para impressionar alguém.
A raiz-forte que vamos utilizar não é a mesma da cozinha oriental. Essa tem o nome de “horseradish”, pertence ao mesmo gênero botânico da raiz forte e possui outros nomes como rábano-bastardo, rábano-cavalo, rábano-picante. Ela tem menos potência do que a comumente conhecida e possui um sabor bem característico. Sem mais delongas, vamos a receita!?
Ingredientes:
-400g de filé de Salmão fresco;
-4 colheres de sopa de cebolete (cebolinha francesa) picada;
-400g de palmito pupunha em formato de spaghetti;
-300ml de creme de leite fresco;
-1 dente de alho picado;
-2 colheres de sopa de raiz-forte (horseradish);
-1 colher de sopa de manteiga;
-1 colher de sopa de azeite;
-Sal a gosto;
-Pimenta do reino moída a gosto;
Modo de Preparo:
Retire a pele do salmão, divida o filé em duas partes e tempere com sal e Pimenta do Reino a gosto. Reserve sob refrigeração.
Em uma frigideira, refogue o alho na manteiga por um minuto. Acrescente a raiz-forte e refogue junto com o alho por mais uns 2 minutos. Acrescente o creme de leite fresco, tempere com um pouco de sal e deixe em fogo baixo até que o molho reduza um pouco e fique com a consistência mais espessa.
Enquanto reduz o molho, em uma panela com água fervendo e com sal, cozinhe o palmito por aproximadamente 4 minutos, ele deve sair do cozimento al dente como a massa tradicional. Escorra e reserve.
Em um prato raso ou em uma assadeira coloque a cebolete picada e cubra os filés de salmão com a cebolete. Aqueça uma frigideira anti-aderente, coloque o azeite e sele rapidamente os quatro lados do salmão.
O salmão não deve ser cozido por completo, apenas selado. Não demore muito de virar os lados para que a cebolete não queime.
Montagem
Com uma faca bem amolada, fatie o salmão cuidadosamente e disponha no prato. Com um garfo grande, enrole o spaghetti de pupunha colocando-o ao lado do salmão e cubra o spaghetti com o molho de raiz-forte. Sirva ainda quente e desfrute dos sabores que a receita oferece.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos