Publiquei a foto desse prato no sábado de Páscoa e foi um sucesso! Várias pessoas me pediram a receita. Então vou compartilhar com vocês. Essa preparação eu aprendi quando fazia o curso de cozinha internacional, no Senac.
Era um prato que sempre me chamou a atenção pela sua simplicidade e resultado final. Quase ninguém gostava de fazer, mas eu não perdia a oportunidade de colocar a mão na massa, porque achava incrível as formas de cozimento, que eram usadas para a execução do prato.
Então, segue agora para do Bacalhau à Lagareiro, que arranca suspiros de quem a experimenta.
Ingredientes
-2 lombos de bacalhau previamente dessalgados;
-750ml de azeite de oliva;
-3 cebolas cortadas finamente em Julienne (tiras);
-10 batatinhas tipo aperitivo;
-10 dentes de alho cortados em lâminas finas;
-2 colheres de sopa de alcaparras lavadas;
-2 colheres de sopa de salsinha picada;
-8 azeitonas pretas grandes e sem caroços;
-1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos;
-150g de vagens;
-Sal a gosto;
-Pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo
Comece pegando uma panela grande e enchendo de água e ponha para ferver. Assim que levantar fervura e usando uma panela para cozinhar a vapor, disponha as cebolas cortadas na base da panela e coloque os lombos de bacalhau, com a pele voltada para baixo (em contato com as cebolas).
Depois coloque a panela sobre a que está com a água fervendo e tampe. Cozinhe no vapor por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, em uma panela pequena, coloque o alho laminado e 200 ml de azeite, cozinhe em fogo baixo até que o alho comece a ficar levemente dourado.
Atente que mesmo depois que desligar o calor do azeite continuará cozinhando o alho, por isso é importante desligar o fogo quando estiver começando a dourar. Finalize acrescentando as alcaparras e a salsinha. Reserve.
Lave muito bem as batatas, já que elas serão preparadas com a casca, tempere com um fio generoso de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Forre uma assadeira com papel alumínio e disponha as batatas, asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até estejam macias.
Desligue o forno e reserve-as aquecidas.
Lave as vagens e retire as pontas. Em uma panela, adicione água e leve ao fogo até levantar fervura. Passe as vagens rapidamente, aproximadamente 1 minuto e retire colocando-as em uma tigela com água gelada. Depois em uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite e puxe as vagens temperando com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Em uma tigela pequena, coloque as azeitonas pretas e tempere com um pouco de azeite e os flocos de pimenta calabresa e reserve.
Em uma panela pequena com as laterais altas, coloque o azeite restante para esquentar, ele deve ser suficiente para cobrir o lombo do bacalhau que será frito por imersão nesse azeite. Dica: coloque uma cebola pequena junto ao azeite para que a temperatura seja controlada e não queime o bacalhau.
Passado o tempo de cozimento do bacalhau, retire do vapor e frite no azeite, com a pele voltada para cima, por aproximadamente 5 a 8 minutos, ou até que fique com uma casquinha levemente dourada. Retire da fritura e deixe escorrer o excesso de azeite.
Montagem do Prato
Em um prato raso grande, disponha uma parte das cebolas que cozinharam junto com o bacalhau no vapor, coloque o lombo de bacalhau frito em cima das cebolas.
Coloque algumas batatas ao lado, no outro lado coloque as vagens e no centro coloque as azeitonas. Finalize o prato regando o bacalhau com o molho de alho e alcaparras e sirva imediatamente ainda quente.
Esse prato é uma explosão de sabores delicados e intensos ao mesmo tempo.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 2 porções