Fettuccine ao Duo de Cogumelos. Foto: Felippe Augusto.
As vezes quando estou no meu sofá brincando com meu filho agradeço pelo que já tenho e o que já conquistei ao longo dessas minhas 34 primaveras. E logo penso que este momento de reflexão merece um vinho. Mas beber vinho sozinho não tem graça, é necessário um prato para acompanhar, então acabo procurando ingredientes na geladeira para cozinhar.
É neste momento que minha cabeça começa a processar todas as receitas que posso preparar. E então decido fazer um prato fácil, como o Fettuccine ao Duo de Cogumelos, que o tempo de preparo é menor se comparado as receitas anteriores.
Além de ter os ingredientes em minha geladeira, decidi preparar este prato, pois tenho escutado de alguns amigos que as receitas compartilhadas aqui com vocês não são tão simples. Concordo que para ser bom não precisa dar trabalho. Por isso vamos a receita do Fettuccine ao Duo de Cogumelos?
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 300g de fettuccine
- 1/2 bandeja de cogumelos Paris (champignon) frescos
- 1/2 bandeja de shitake
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 xícara de de creme de leite
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto
- 1/2 xícara de cebolinha francesa picada
[/ingredients]
Modo de Preparo
Comece fatiando os cogumelos paris e os shitake. Lembrando que o talo do cogumelo deve ser removido.
Em uma panela adicione o azeite, a manteiga e refogue a cebola até que estejam transparentes. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.
Adicione os cogumelos fatiados e refogue até que eles murchem. Adicione o vinho branco (eu usei o Chardonnay) e espere que seja todo absorvido pelos cogumelos.
Baixe o fogo, adicione o creme de leite e cozinhe até engrossar um pouco. Nesse momento, tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Cuidado com o sal, pois a massa já será cozida em água salgada.
Enquanto isso, cozinhe o fettuccine seguindo as orientações da embalagem da pasta. Eu prefiro comer massa al dente, acreditem o resultado fica muito melhor. Após cozinhar, escorra a massa e guarde um pouco da água do cozimento.
Transfira o fettuccine cozido para a panela onde está o molho. Se achar que o molho tenha ficado muito grosso, sugiro diluir um pouco com a água do cozimento da massa.
Retire do fogo, adicione a cebolinha picada na mistura e para finalizar o prato por cima. Espero que tenham gostado e bon appétit!
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de Preparo: 30 minutos
Por do Felippe Augusto.