Criações fora do óbvio com sabores que abraçam a alma e trazem memórias afetivas. O primeiro jantar magno do Mesa ao Vivo Bahia superou as expectativas. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (03), no restaurante Casarão (Hotel Mercure Rio Vermelho), que sedia o evento da revista Prazeres da Mesa.
Foram cinco passos, cada um preparado por um chef, sendo todos harmonizados com os vinhos da importadora Dieb. A primeira entrada foi preparada pelo chef Caco Marinho, fundador Instituto ORI e sócio do DOC American BBQ.
A criação fugiu do óbvio e surpreendeu positivamente. Ela levava queijo de cabra defumado com lenha de goiabeira, coulis de beterraba com aceto balsâmico e farofa de avoador. Isso mesmo: farofa de avoador. Como ninguém havia pensado nisso?! Que incrível! Além de mostrar apresentar na Bahia há produção de queijo especiais.
A segunda entrada foi preparada por Morena Leite, do restaurante e Instituto Capim Santo. A chef fez uma mil folhas de tapioca com aratu, harmonizado com o vinho Viapiana Rose 218 dias.
O terceiro momento foi marcado pelo prato principal criado pelo anfitrião da casa, Paulo Vilela. O chef residente do restaurante Casarão se inspirou em suas memórias de infância, no interior da Bahia, e criou um confit de tilápia com grantan de batatas regado ao molho de sarnambi e crocantes de licuri. Uma preparação visualmente agradável aos olhos, e principalmente saborosa. Harmonizado com o vinho branco Quinta do Gradil Colheita.
Os dois últimos pratos foram assinados pelo casal e sócios do restaurante Origem, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Fecharam com chave de ouro o jantar magno. O Fabrício preparou uma carne do sol de black angus com ravióli, tuile, espuma de abóbora com cogumelos e salsa verde. Foi uma explosão de sabores. Desta para o ponto da carne – perfeito. Harmonizado com Pera Doce Premium.
A Lisiane adoçou com arte o último prato. Sua sobremesa, que se chamava “surpresa de chocolate”, levou dois cremes, sendo um de chocolate e outro de branco, framboesa e crocantes. A apresentação foi literalmente uma surpresa e o sabor deixou com gostinho de “quero bis”. Harmonizado com o Porto Montaria.