A história começa com um garoto sonhador do sertão brasileiro, que acreditava no valor e potencial gastronômico da Caatinga, mesmo entendendo pouco das artes culinárias. Na infância aprendeu a cozinhar com sua avó e desde cedo escrevia em um caderno empiricamente receitas com cactos e o outros alimentos subvalorizados pela cultura sertaneja local. O desejo de tornar conhecida as suas criações e todo o potencial alimentar daquela região foi tão grande que na adolescência foi buscar na imprensa e poder público apoio para o que fazia.
Hoje, com 21 anos, Timóteo Domingo é autor do livro: O chef do Sertão lançando este ano. A obra traz a sua história, algumas PANCS (plantas alimentícias não convencionais) para nós, mas que para quem vive na Caatinga são bem comuns, além receitas. Algumas delas foram desenvolvidas por amigos cozinheiros no Festival Gastrotinga (evento idealizado pelo Timóteo e realizado em Canindé – SE).
São mais de 20 receitas, entre elas a broa, geléia e até ceviche de Xique Xique, como também lasanha de quiabo, doce de mandacaru com rapadura preta e sopa de palmatório. O livro é comercializado por R$50 e enviado para todo país através do contato: 79 99920-5209.