As paletas mexicanas invadiram o Brasil e de lá para cá conquistaram o paladar dos brasileiros, mas afinal, o que elas têm de diferente? E que marca é esta que “saltou de paraquedas” em Salvador?
A nova moda gastronômica que tem se espalhado pelo Brasil são as paletas: picolés de origem mexicana, feitos geralmente de frutas, tendo versões cremosas e outras recheadas, como o sabor clássico, morango com leite condensado. Eles são vendidos geralmente em carrinhos espalhados nos shoppings centers. Em Salvador, foi recentemente inaugurado a primeira loja do Los Paleteros, da capital baiana. Além de vender picolés, a franquia oferece uma experiência gastronômica e novas possibilidades de consumo, como a harmonização com café, em ambiente pra lá de agradável.
Localizada em uma esquina, na Marquês de Leão, no bairro da Barra, a loja chama a atenção de quem passa de longe – o arquiteto se empenhou neste projeto. A área interna é divida em dois espaços: um com cadeiras e mesas próximas ao balcão e outra, preferida pelas crianças, mas que nenhum “grandinho” dispensa também. Nesta disposição foi instalado um jardim suspenso e conta com uma parede para os pequenos desenharem, além de pufs, mesas e cadeiras.
No balcão há um grande dilema: qual dos 24 sabores escolher. Há os sabores frutadas, com pedaços de frutas e baixo valor calórico, destaque para o popular “Jamaica” (flor de hibisco e framboesa) e abacaxi. Mas se você acha que picolé combina apenas nos dias quentes, está engano. Você precisa experimentar a linha das paletas cremosas, recheadas e premium. Na primeira mordida do sabor torta de limão, parece que está comendo a própria torta, porém em uma versão especial mas muito saborosa.
Harmonização: gelado e quente
Para os apreciadores de café vai uma dica: paleta mexicana com expresso. A harmonização é indicada com os sabores similares. Por exemplo, um blend Ristretto (café intenso, mistura de Robustas e Arábica), harmonizado com a paleta de doce leite argentino. Resultado? Incrível!
Ai você se pergunta: “Tudo isso e só vende picolé e café com a paleta? Não tem mais nada, um lanchinho ou outra comidinha? Deve ser mais caro então!”, e a resposta é não. E o Diego Figueredo, sócio da franquia local, explica, “A Los Paleteros propõe aos clientes uma experiência gastronômica, não é apenas a venda de um picolé. Queremos que nossos clientes se sintam felizes aqui e satisfeitos”, e conclui informando que os valores são equivalentes aos praticados por outras marcas.