Em março, chegou ao mercado nacional o Amázzoni. Elaborado na primeira destilaria exclusiva de gin do Brasil, em Porto Real (RJ), a bebida tem estilo clássico, porém com a alma verde e amarela. Sua apresentação à Bahia aconteceu no dia 25 de setembro através de uma masterclass no restaurante Pereira, no bairro da Barra, em Salvador.
O evento contou com a presença do bartender Igor Renovato do Bar Garoa, Rio de Janeiro, que preparou quatro drinks com o gin:
- Cioba: que leva suco de tomate, pimentas comari do Pará e malagueta, sal, sumo de limão e molho inglês;
- Negroni da Fazenda: Campari, Vermute Rosso e Amaro Lucano;
- Musa D’água: água tônica Viiváh e banana amassada;
- Mangue Seco: Vermute branco seco, maxixe em conserva e picles de maxixe.
Artesanal e 100% nacional por filosofia, ingredientes e ciclo de produção, a bebida leva onze botânicos naturais em sua composição: zimbro (obrigatório em todo gin), sementes de coentro, louro, limão siciliano, mexerica, aroeira e os inéditos doados do coração da floresta amazônica, tais como cacau, castanha-do-pará, maxixe, cipó-cravo e rainha do lago. Essa alquimia gera um sabor único e exclusivo. A garrafa é uma atração à parte, feita individualmente com técnicas artesanais e vidro reciclável, remete aos antigos frascos medicinais.
Para quem ficou curioso, já é possível encontrar o Amázzoni em diversos bares, restaurantes e casas especializadas da cidade.
Receita de um dos drinks que fez sucesso no evento:
Negroni da Fazenda
- 30ml de gin Amázzoni au chocolate (colocar dentro de uma garrafa de Amázzoni 15g de cacau em grãos por 24h)
- 30ml de Campari
- 20ml de Vermute Rosso
- 10ml de Amaro Lucano ou similar
Preparo: Misturar levemente os componentes no copo e decorar com fatia de laranja e semente de cacau.