Difícil escrever sobre lugar que ainda vai inaugurar e conter as expectativas ao noticiá-lo. Assim acontece com o restaurante Manga, que antes mesmo de abrir as portas já entrou na minha lista de favoritos de Salvador. Não pela comida, até porque ainda não provei, mas pela história de amor, ousadia, dedicação, afinco em estudos técnicos e, principalmente pelo projeto que o baiano Dante Bassi (27) e a alemã Katrin Vatter (31) vão propor à capital baiana a partir da segunda quinzena de outubro. Conheci o restaurante através do Pedro Mesquita (24), sous chef do Manga. Fiquei tão animada com a proposta que fui pessoalmente conhecer o local, que ainda está em obra, e aproveitei para bater um papo com o casal.
O restaurante vai contar com criações autorais, que refletem as experiências profissionais do casal por renomadas casas pelo mundo, como o Daniel (Nova York), Schauenstein Schloss (Suiça), ambos três estrelas no período, e o D.O.M. – sendo o último o lugar local onde os sócios e casal se conheceram – ele era sous chef e ela chef de menu. O Manga traz na essência a valorização por alimentos de qualidade, orgânicos e processos feitos na casa, como a arte da charcutaria com salames e outros embutidos. O restaurante também vai fazer as suas próprias carnes maturadas a seco (dry-age), além de pães e sorvetes. Eles já contam com uma pequena horta e um galinheiro.
Localizado na Rua Professora Almerinda Dultra (próximo do Pasta em Casa), Rio Vermelho, o restaurante contemporâneo vai contar com três andares, sendo um projeto da arquiteta Simone Ferraro. O primeiro será um bar com foco em drinks, sendo eles assinados por Jean Ponce, bartender renomado que já passou pelo D.O.M e atualmente está no comando do Guarita bar, em São Paulo. Será um espaço de 25 lugares com mesas altas em um ambiente mais descolado que tem a proposta de ser mais informal. Haverá uma cardápio com petiscos da casa.
É no segundo andar que Dante e Katrin vão propor uma experiência sensorial aos clientes, tendo como aposta um menu degustação compartilhado (haverá versão individual), preparado com insumos frescos, sazonais, mas sem ficarem presos ao regionalismo. A particularidade do Manga é a liberdade de criação para utilizar os melhores produtos disponíveis, seja da Bahia, Brasil ou de fora, que estiverem à sua disposição. Haverá também a opção a la carte para quem preferir e uma sala reservada em frente a cozinha show para oito lugares para a realização de pequenos eventos ou jantares especiais. O terraço, com vista de tirar o fôlego para a praia do Rio Vermelho, será aberto para happy hours, sunsets e experiências gastronômica, tendo previsão de iniciar as operações no início do ano.
O projeto começou em fevereiro de 2017, tendo o investimento de um milhão e meio de reais (sem o valor do imóvel) e desde o início o casal convidou o baiano Pedro Pesquita , que trabalhou com eles no D.O.M., para atuar no Manga com eles. O jovem cozinheiro tem formação no renomado ICIF Escola Internacional de cozinha Italiana (Itália), além de ter experiências em restaurantes na Europa, como o Piazza Duomo, em Alba (Piemonte). E para quem ficou curioso em saber o porquê do nome do restaurante, aí vai a história. O casal escolheu Manga pois foi a primeira palavra que o filho deles falou, além de ser uma fruta que representa a história da Kafe, que não é brasileira mas ama muito o país e se adaptou muito bem.
O restaurante vai funcionar as quartas e quintas-feiras para jantar. Sextas e sábados para almoço e jantar. Domingo apenas almoço. Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 42, Rio Vermelho – Salvador.
Boa tarde. Ótima matéria. Parabens.
Você tem o contato para podermos fazer uma reserva?
Olá Marcelo! O telefone deles para reserva é 71 3506-2744 😉
E obrigada! Feliz que tenha gostado do conteúdo!
Não consegui localizar o telefone do restaurante Manga. Por acaso, vocês poderiam nos fornecer para fazermos uma reserva?
Olá Ademir! O telefone deles para reserva é 71 3506-2744 😉