Bartenders de diversos países já estão se preparando para mais uma edição do Bacardí Legacy, maior campeonato de coquetelaria do mundo promovido por uma única marca. A etapa brasileira da competição começa nesta segunda-feira, 13 de agosto, com o início das inscrições, e vai até fevereiro de 2019, quando ocorre o anúncio do vencedor da Final Nacional. Em seguida, o representante do Brasil se juntará a outros 41 bartenders em Amsterdã para a grande Final Global.
Em sua 11ª edição mundial e terceira no Brasil, o Bacardí Legacy representa um importante passo na carreira dos vencedores, pois ganham reconhecimento, contatos e novas habilidades. Para competir, os bartenders interessados devem criar um coquetel com uma das versões de rum BACARDÍ à venda no Brasil. A receita deve ser original e de fácil replicação, uma vez que o principal objetivo do campeonato é eleger um drink com potencial para se tornar um clássico da coquetelaria, como o Original BACARDÍ Mojito, o Original BACARDÍ Daiquirí e o BACARDÍ Old Cuban.
Tony Harion, Marcello Gaya e Maíra Marques, embaixadores das marcas do Grupo Bacardi no Brasil, percorrerão algumas das principais cidades do país para tirar dúvidas, explicar a importância do Bacardí Legacy no mundo e engajar bartenders a criarem receitas originais e criativas. Na última edição, vencida pelo holandês Erik van Beek na Cidade do México em maio, o número de receitas enviadas ao redor do mundo chegou a 10 mil. No Brasil o vencedor foi Ernesto Elizondo, o Nica, com o drink El Imigrante.
A competição
As inscrições marcam a primeira fase do Bacardí Legacy. Para participar da competição o bartender deve ter no mínimo 21 ano e trabalhar em um bar que tenha permanentemente disponível na carta o rum BACARDÍ usado na receita do coquetel. Ao final dessa etapa inicial, as receitas serão avaliadas e as dez de maior potencial serão selecionadas para participar da semifinal brasileira em São Paulo, que elege os três finalistas.
O trio que disputará o troféu inicia então a fase de divulgação de seus coquetéis, requisito para composição de nota. A Final Nacional, prevista para março de 2019, elege o representante brasileiro para a Final Global. Antes de embarcar para Amsterdã, o vencedor da etapa Brasil continuará trabalhando em ações de divulgação do seu coquetel para aumentar a nota na aguardada final em maio de 2019.
Roadshows Bacardí Legacy
Os embaixadores nacionais da Bacardí, Tony Harion, Marcello Gaya e Maíra Marques vão viajar por nove capitais brasileiras para apresentar o campeonato aos barternders de cada localidade. Confira a programação abaixo:
13/08
Roadshow com Tony Harion no Galeto Sat’s, no Rio de Janeiro, a partir das 14h.
Roadshow com Marcello Gaya no Dudu Bar, em Brasília, a partir das 14h.
Roadshow com Maíra Marques no Cien Fuegos, em Salvador, a partir das 14h.
20/8
Roadshow com Tony Harion no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a partir das 14h.
Roadshow com Marcello Gaya no Officina Restô, em Curitiba, a partir das 13h30.
Roadshow com Maíra Marques no Pisco Lounge, em Recife, a partir das 14h.
27/8
Roadshow com Tony Harion no Bar Gilboa, em Belo Horizonte, a partir das 14h.
Roadshow com Marcello Gaya no Gourmet Burger Market, em Florianópolis, a partir das 14h.
Roadshow com Maíra Marques no Bar Moleskine, em Fortaleza, a partir das 14h.
RUM BACARDÍ – O rum mais premiado do mundo
En 1862, na cidade de Santiago de Cuba, o fundador Don Facundo Bacardí Massó revolucionou o espírito da indústria ao criar um rum de corpo leve e sabor particularmente suave – BACARDÍ. O sabor único do rum Bacardí inspirou os pioneiros dos coquetéis a inventar algumas das receitas mais famosas do mundo, incluindo o BACARDÍ Mojito, BACARDÍ Daiquirí, BACARDÍ Cuba Libre, BACARDÍ Piña Colada e o BACARDÍ Presidente. O rum BACARDÍ é a bebida destilada mais premiada do mundo, com mais de 674 prêmios por qualidade, sabor e inovação. O rum BACARDÍ é feito em Porto Rico, onde é trabalhado para garantir que o gosto permaneça até os dias de hoje como quando foi criado pela primeira vez em 1862.