As ginjas não são todas iguais! E nem de longe. O famoso licor de Portugal, criado a pedido da rainha Maria Francisca de Sabóia, no século XVII, possui muitas particularidades, desde as castas (sim, é como o vinho), se na produção é utilizada aguardente vínica ou álcool etílico, qual o tempo de maceração, se é adicionado xaropes, açúcares e canela, que fazem toda a diferença no resultado final – qualidade.
É muito comum chegar aqui, em Portugal, e provar uma ginja e depois nunca mais querer consumí-la novamente. Possivelmente isso acontece porque as que são vendidas popularmente por aí não são de boa qualidade e algumas nem deveriam ser chamadas de ginjas, pois levam xaropes, aromas e corantes artificiais, além de terem um gosto terrível de remédio, igual aqueles da infância, que éramos obrigados a beber.
Mas ninguém aqui é criança e não precisa provar o que não gosta. Outro pega turista é servir a ginja no copinho de chocolate. Não vou generalizar, porque rola um pairing nesse casamento, porém quando a ginja é de qualidade é indicado apreciá-la sozinha para perceber todas as suas características.
AÍ você pergunta, mas Gabi onde vou provar uma boa ginja em Lisboa? Olha, há alguns lugares e marcas, porém vou compartilhar uma experiência que tive no Palácio da Ginja. Eles não apenas comercializam a bebida da rainha Maria Francisca de Sabóia, como propõe uma experiência (workshop) que envolve a história, características da fruta, que é uma variedade da cereja silvestre, como ensinam sobre o processo de produção.
A “ginja do bolo” é poder extrair o pré licor e provar. Essa bebida nada mais é que o resultado da maceração de um ano das três castas de ginjas no álcool etílico 96%. Com uma prensa manual extraí esse pré licor, que tem um teor alcoólico de aproximadamente 35%, sendo bem ácido, porém agradável ao palato.
O Workshop da Ginja é uma atividade que dura aproximadamente uma hora, tendo quatro provas, que envolvem as bebidas da casa mas também outras marcas que não são reveladas para que possamos conhecer a complexidade de sabores a partir de diferentes métodos de produção e castas. A proposta é do Palácio da Ginja é tornar o aprendizado lúdico e interativo.
O workshop faz parte do Airbnb Experience desde agosto, desde ano. Conta com valor de €9 e o calendário com as atividades estão no site, sendo possível ter acesso através do link: http://bit.ly/2m2c8VW.
Um palácio dedicado a Ginja
Na Baixa Lisboa encontra-se o Palácio da Ginja, uma loja com decoração inspirada nos palácios portugueses, período onde foi criado um dos mais famosos licores de Portugal. A temática decorativa surge pois a bebida foi feita a pedido rainha Maria Francisca de Sabóia, em 1677. A da monarca ficou bebida ficou conhecida por todo o país Portugal até os dias atuais.
Palácio da Ginja
Workshop de Ginja
Valor: €9
Endereço: Rua da Prata 223, 1100-417 Lisboa|
Telefone: +351 21 150 0915
Instagram: @palaciodaginja
AirBnb Experience: http://bit.ly/2m2c8VW.