Durante a noite desta quarta-feira (8), a revista VEJA Comer & Beber Salvador anunciou os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade, durante cerimônia no Solar Cunha Guedes. O evento foi conduzida pela jornalista e mestre de cerimônias, Rita Batista, que revelou os eleitos das 21 categorias do prêmio, da edição 2017/2018.
O destaque da noite foi para o novato restaurante Origem, que completou uma ano em julho, e já foi eleito o restaurante revelação, além do seu chef e sócio Fabrício Lemos, ter levado o prêmio de melhor chef do ano. “Fabrício sempre dá o melhor de si e faz uma gastronomia da diferença, com ingredientes vindos dos biomas, por exemplo”, revela João Caetano, amigo do chef, que recebeu o prêmio no lugar de Lemos, que estava fora do país.
Outro restaurante com dois títulos na noite, foi da chef Andréa Ribeiro. O Mistura ganhou como melhor da cidade e o melhor em peixes e frutos do mar. “Este é um esforço de toda a equipe do Mistura Itapuã e Mistura Contorno, que se dedica todos os dias para oferecer o melhor aos nossos clientes. Agora nossa responsabilidade aumenta ainda mais e ficaremos cada vez mais atentos aos pequenos detalhes”, declara Andrea.
Após a cerimônia de entrega dos prêmios, todos os convidados levaram para casa, em primeira mão, com exclusividade, a 18ª edição impressa do Guia VEJA Comer & Beber Salvador, que chega às bancas no dia 11 de novembro, listando 235 endereços, selecionados por uma equipe local.
“Salvador tem um cenário gastronômico bastante interessante e que apresenta surpresas ano após ano”, comenta Mônica Santos, editora coordenadora. Os campeões foram definidos a partir de uma votação que envolveu 29 moradores da cidade. Após a definição dos finalistas pelo júri, um crítico da equipe de VEJA Comer & Beber visitou anonimamente os indicados para atestar a qualidade do prêmio e também fazer os desempates, quando necessário.
Entrega do prêmio
Para entregar os prêmios foram convidados formadores de opinião das mais diversas áreas. A Gabrielle Ferreira, jornalista gastronômica e editora do Repórter Gourmet, participou junto com o Presidente Ademi-BA, Claudio Cunha; o presidente do Grupo CAM, João Soares de Almeida; a jornalista Alezinha Roldan; Raíssa Martins, do Livres Livros; as produtoras culturais Ivanna Souto e Marília Gil; a estilista Luciana Galeão; a apresentadora Lara Kertész; o arquiteto Marlon Gama; o presidente da Fecomércio, Carlos Andrade; o atleta Allan do Carmo; o presidente do Conselho da Abrasel, Marco Alvarez; e o staff de VEJA Comer & Beber: o diretor de publicidade regional do grupo Abril, Willian Hagopian, o diretor do grupo Abril, Francisco Britto, e a Editora do Guia VEJA Comer & Beber, Mônica Santos.
Conheça a seguir os ganhadores das 21 categorias:
CATEGORIA: COMIDINHAS
ACARAJÉ – Cira
CAFÉ – Feito a Grão
DOCERIA – Confeitaria Priscilla Diniz
HAMBÚRGUER – Bravo Burger & Beer
SORVETE – Crema Gelato Italiano
NOVIDADE DO ANO – Silver Café
CATEGORIA: BARES
BOTECO – Boteco do França
COZINHA DE BAR – Boteco do França
CARTA DE CERVEJAS – Rhoncus Pub & Beer Store
MÚSICA AO VIVO – Varanda do Sesi (Comida de Varanda)
BAR REVELAÇÃO – Chupito
CATEGORIA: RESTAURANTES
CARNE – Boi Preto Prime
MOQUECA – Donana
PEIXES E FRUTOS DO MAR – Mistura
JAPONÊS – Shiro
ITALIANO – Pasta em Casa
PIZZARIA – Rocca Pizzaria e Forneria
VARIADO/CONTEMPORÂNEO – A Casa Vidal
O MELHOR DA CIDADE – Mistura
CHEF DO ANO – Fabrício Lemos (Origem)
RESTAURANTE REVELAÇÃO – Origem