Proporcionar estágios a antigos sem-abrigo, reabilitando-os para o mercado de trabalho. Racionalizar os desperdícios dos restaurantes e realocá-los a quem mais precisa. Viabilizar micro negócios ligados à confecção de alimentos. Criar condições para que refugiados e migrantes possam trabalhar e partilhar a sua cultura gastronômica.
O que têm em comum estes projetos? O objetivo de incluir populações desfavorecidas e em risco de exclusão social por intermédio da alimentação e da gastronomia, apoiados em valores de consumo responsável e sustentável. E também o fato de contarem com a iniciativa e liderança de mulheres e homens com tomates (expressão portuguesa que se refere a força e determinação) e com ganas de transformar o mundo.
Com o tema “À mesa transformamos a sociedade” chega a 3ª edição de Mulheres com Tomates, organizada pela NUTS Branding, agência de criatividade e consultoria em food & travel. Integrada na programação do Lisbon Food Week, realiza-se no próximo dia 3 de outubro, pelas 18h, no espaço NOW/Gate 67, no Beato, em Lisboa.
Para esta conversa, a NUTS Branding desafiou cinco empreendedores sociais para darem a conhecer os projetos que fazem da mesa e da gastronomia veículos de dignificação e capacitação das pessoas. Nesta conversa não tem lugar a arte do empratamento, o domínio de técnicas de cozinha, as estrelas, mas sim o testemunho de como a gastronomia pode ser uma fonte de união e partilha, capaz de gerar novas oportunidades.
O painel será composto por: Adriana Freire (criadora do projeto Cozinha Popular da Mouraria e Muita Fruta); Francisca Gorjão Henriques (presidente da Associação Pão a Pão); Florencia Salvia (coordenadora de parcerias corporativas da Associação Crescer); Hunter Halder (fundador da Re-Food); Martín Habiague (diretor da Mescladís, Barcelona). A conduzir a conversa estará Alexandra Prado Coelho (jornalista do Público e apaixonada por gastronomia).
Esta edição conta com os patrocínios das marcas Esporão, Guloso, Nutrifresco, Águas Castello e Vitacress. A entrada no evento tem uma doação mínima de 5€, que reverterá a favor das Associações convidadas. A inscrição é obrigatória em www.nutsbranding.com/mct19.
SOBRE OS ORADORES:
ADRIANA FREIRE
A Adriana, primeira oradora desta 3ª edição, dispensa apresentações. Apaixonada pela gastronomia desde que se lembra, o seu sonho é transformar Lisboa numa cidade comestível. Consciente da importância de recuperar espaços abandonados, em 2011, criou a Cozinha Popular da Mouraria um espaço onde os habitantes locais se reúnem à volta da mesa. O sucesso foi tanto, que surgiu o projeto Muita Fruta, que aproveita as frutas das árvores dos espaços públicos ou abandonados de Lisboa para compotas e doces.
FRANCISCA GORJÃO HENRIQUES
Depois de duas décadas enquanto editora e redatora do jornal Público, abraçou a Associação Pão a Pão e criou o restaurante Mezze. Distinguido com o prémio Figura do Anona Gastronomia pelo Congresso dos Cozinheiros em 2018, o Mezze é muito mais que um restaurante, é um espaço de inclusão. Aqui um grupo de refugiados sírios encontrou formação e emprego e partilham connosco a comida e cultura do Médio Oriente.
FLORENCIA SALVIA
Uma vida ligada às causas sociais, tornou-se o seu objetivo depois de um estágio nas Nações Unidas. Florencia Salvia, para além de filantropa e ativista, é a responsável pelas parcerias corporativas e angariação de fundos da associação CRESCER, em Lisboa. No seio desta Associação nasceu um projeto inovador de restauração com fins sociais, com o nome “É um Restaurante”. Aqui, a equipa é composta por ex-sem abrigo, liderados pelo Chef residente David Jesus e pelo Chef consultor Nuno Bergonse.
HUNTER HALDER
Empreendedor e homem dos mil ofícios, encontrou, em 2011, em plena crise financeira mundial, a oportunidade de criar e lançar o movimento Re-Food, um projeto com cerca de três dezenas de núcleos na área de Lisboa, totalmente gerido por cidadãos voluntários, que visa converter o desperdício alimentar nas comunidades em refeições.
MARTÍN HABIAGUE
Martín Habiague é a alma por trás da Mescladís e do programa “Cozinhando Oportunidades”, um projeto social, com origem em Barcelona, que procura potenciar a coesão e convivência cultural através da cozinha, formação e expressão artística. Como podem a Arte, a Cultura e a Cozinha unir as pessoas?
ALEXANDRA PRADO COELHO
Alexandra Prado Coelho junta-se a nós, desta vez como moderadora do painel de convidados. Jornalista há mais de 30 anos no Público, não esconde o seu fascínio pela gastronomia e por tudo aquilo que lhe está associado. Desde 2011 que acompanha de perto a área da alimentação em todos os prismas que interessam a quem vê a comida como elo entre pessoas, países e culturas.
SOBRE A NUTS BRANDING
É a primeira agência criativa exclusivamente dedicada ao setor de Food & Travel em Portugal. Liderada por duas publicitárias, Laura Lopes e Patrícia Van Zeller, a Nuts Branding lança, ativa e promove marcas deste setor nos meios online e offline.
MULHERES COM TOMATES
Inscrição: www.nutsbranding.com/mct19
Valor: 5€
Local: NOW / Gate 67, Rua da Manutenção, 67, junto ao Beato