Dark Mode Light Mode

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Enoturismo: Salton abre as portas em Bento Gonçalves

Enoturismo: Salton abre as portas em Bento Gonçalves - Repórter Gourmet Enoturismo: Salton abre as portas em Bento Gonçalves - Repórter Gourmet

Apaixonados por enoturismo podem conhecer diferentes tours guiados pelas instalações da Salton para conhecerem sua história e produtos

Até março, o enoturismo na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande Sul, transforma a região. É chegado o tempo da vindima, quando as videiras estão recheadas de uvas à espera para serem colhidas. Quem deseja ver de perto todo o processo de produção de vinhos e espumantes pode visitar a sede da Vinícola Salton em Tuiuty, que oferece roteiros especiais para os entusiastas da viticultura, durante todo o ano.

Localizada entre vales e montanhas em uma área de 77 hectares e 30 mil metros quadrados construídos, nela os visitantes veem a mescla da beleza natural e da alta tecnologia usada na elaboração do vinho. Com uma arquitetura em estilo de Villa Italiana baseada nos princípios do arquiteto Palladio, tem como um dos destaques o relógio solar feito com mármores italianos, esmaltes especiais e pedras semipreciosas. Por meio da sombra, que se movimenta de acordo com o sol, é possível acompanhar o horário astronômico exato, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco.

Enoturismo: Salton abre as portas em Bento Gonçalves - Divulgação - Repórter Gourmet
Caves subterrâneas da Salton. Fotos: Divulgação.

Um dos diferenciais que fazem da Salton uma atraente opção turística são as caves subterrâneas, onde descansam os vinhos mais nobres, em atmosfera que remete às adegas tradicionais dos castelos medievais. A Cave da Evolução foi criada para retratar os acontecimentos importantes da história da centenária vinícola. Com quatro anos entre o planejamento e a finalização, o espaço fica a oito metros de profundidade, em relação ao nível da rua.

LEIA TAMBÉM
Tour pela Bacalhôa: uma imersão cultural com bons vinhos a 30km de Lisboa

Especialmente durante a vindima, a Salton oferece o tour Fascínios da Vindima em parceria com as vinícolas Cainelli e Cristofoli, disponível apenas aos sábados de janeiro até 9 de março. O roteiro inclui desde a colheita e pisa da uva até visitas a caves subterrâneas e curso de degustação harmonizado. Para as famílias que vão com crianças há uma oficina de drinques não alcoólicos, dentro dessa mesma programação. O tour Intenso tem duração de duas horas e acontece de segunda a domingo, com saídas de hora em hora.

Durante o roteiro…

O visitante começa conhecendo os vinhedos e posteriormente a história da Salton, tem um panorama geral do processo de elaboração de vinhos, passando pela área de vinificação, autoclaves, caves e engarrafamento. Nele também está inclusa degustação de seis rótulos tradicionais em sala reservada. Já no tour Gerações, além de conhecer as instalações da Salton e todo o processo de produção, a degustação ocorre ao final de um labirinto em meio às caves subterrâneas, com vinhos exclusivos e premiados da Vinícola, incluindo um inédito no mercado nacional. Para participar é necessário agendamento prévio com número máximo de 12 pessoas.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use
Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Onde comprar vinho na internet - Repórter Gourmet

Onde comprar vinho na internet

Next Post
Cupom de desconto: R$20 no Outback - Repórter Gourmet

Cupom de desconto: R$20 no Outback