Nem tomo sabe, ou todo mundo percebe, enfim, eu sou paulista e me mudei para Salvador ainda criança, mas na minha infância era muito comum ir para a feira, no domingo, e comer pastel. Aquele pastel de feira sequinho, recheio de carne moída com gostinho de tempero de casa. Ainda havia o plus do caldo de cana. Um clássico!
Não somente para mim, mas para muitas pessoas o pastel é uma das comidas que fazem parte de alguma memória. Essa memória se tornou mais latente quando vim para Portugal. Outra cultura gastronômica, que particularmente adoro, mas a saudade por tudo que é bom do nosso Brasilsão pulsa forte, “porém, contudo, entretanto e todavia” esse sentimento foi alimentado e está atualmente saciado! Bem saciado!
Porque abriu há pouco A Pastelaria , aqui em Lisboa, Avenida Praia da Vitória, 47, Saldanha. Ambientada no centro empresarial da capital portuguesa, a pequena e charmosa portinha está fazendo maior sucesso na cidade. Claro, o pastel faz jus as expectativas, além de acompanhar aquele molhinho vinagrete que faz toda a diferença, sem falar na opção daquela pimentinha.
Os preços são atraentes, uma média de 3 euros, tendo opções do tradicional sabor de carne com aquele gostinho de tempero caseiro, assim como o frango com queijo tipo catupiry. Ainda há os outros sabores, como bacalhau, à portuguesa e palmito.
Como o nome já diz é uma pastelaria, mas para matar a saudade do Brasil ainda há outras comidinhas clássicas que todos nós amamos muito, como a coxinha, sendo esta uma produção da Madre Coxinha, que faz imenso sucesso em Lisboa, tendo também pães de queijos para completar o combo de lanches brasileiros. Para beber há imperial (chopp), refrigerantes e água.