Aquele cheirinho bom, no final da tarde, que vem acompanhado daquele café passado na hora. E o pudim de leite que ninguém faz como a nossa mãe. Ou, aquele bolo de tapioca com doce de leite que tem tradição na cidade desde 1975? Essas e outras lembranças são minhas, algumas são suas e outras tantas estão guardadas em nossas memórias. Com esse gostinho de saudade, eu e a Lilian Brasileiro, blogger do Só Vim Pela Sobremesa, nos inspiramos para criar a série: “Doces e sobremesas afetivas”.
Pelas ruas de Salvador e região, resgatamos preparações que fazem parte das lembranças dos soteropolitanos. Pedimos também para amigos cozinheiros compartilharem as sobremesas e doces afetivos. A nossa série está dividida em quatro momentos, que serão publicados às quintas e segundas.
Entre os lugares que visitamos há confeitarias e padarias antigas da capital baiana, como a Savoy, Bola Verde e Paris, também provamos os quitutes de uma das baianas mais antigas da Estrada do Coco. Entrevistamos as chefs Karine Poggio (Restaurante Coentro); Rosa Guerra e seu filho Gabriel Guerra (Restaurante Larriquerrí) e o confeiteiro Tomás Villarpando (Açucareiro).
Confira o primeiro texto da série: Padarias e confeitarias antigas de Salvador
Estamos super felizes em compartilhar a série de “Doces e sobremesas afetivas” com vocês. Espero que gostem, fiquem à vontade para comentarem sobre as lembranças e acompanhem as próximas publicações. Ah! E sigam o Só Vim Pela Sobremesa no Instagram também: @sopelasobremesa.