Dark Mode Light Mode

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Da torta na sorveteria ao bolo para artistas

Conheça a trajetória de Conça Galvão, referência em bolos confeitados
 
Por Brenda Gomes
brenda@reportergourmet.com.br

A Páscoa chega e traz, com ela, as tentações que vão além dos ovos tradicionais. Muitas dessas, produzidas por mãos talentosas como as da Dona Conça Galvão. Baiana e corajosa, ela é referência em bolos confeitados e, nesse período, une a criatividade do seu trabalho com a tradição que pede chocolate, para fazer os bolos de Páscoa.

Bolo de Páscoa Foto: Conça Galvão
Bolo de Páscoa
Foto: Conça Galvão

A nossa entrevistada do “Contos de Facas” já fez bolos para o cantor Tatau, do Araketu, para o casamento do apresentador do programa Mosaico Baiano, da Rede Bahia, Alessandro Timbó, e para o aniversário do ator Luiz Miranda. Ao site Repórter Gourmet, ela conta a sua trajetória desde a descoberta da vocação para a culinária até o atual momento de sucesso.

Bolo de aniversário co cantor Tatau feito pela Conça Galvão Foto: Conça Galvão
Bolo de aniversário co cantor Tatau feito pela Conça Galvão
Foto: Conça Galvão

 

A história começa no interior da Bahia, em uma cidade pequena chamada Conceição do Almeida, a 200 km de Salvador. Nascia em 10 de março de 1962, Maria da Conceição Galvão Ribeiro, futura Analista de Sistemas, mãe de três filhos e confeiteira de mão cheia. A moça simples, de bem com a vida e feliz, como ela mesma se descreve, de natureza tranquila, e que gosta da casa cheia de amigos, se formou em Análise de Sistemas, mas trilhou um outro caminho: o da confeitaria. Conça sempre teve interesse por trabalhos artesanais e, foi quando se casou com um dono de sorveteria, que descobriu o seu talento.

Há 20 anos, a mãe do Felipe, 16, do Victor, 22, e do Diego, 27, começou a vender tortas doces e mousses no balcão do estabelecimento da família. Detalhe: até então, isso era só o que ela sabia de confeitaria. Adquiriu gosto pelo ofício. Investiu no desempenho e passou a sobreviver da venda dos doces.

A D. Conça trabalha em casa, onde montou seu ateliê, assistida pela Geise, que a ajuda a forrar os bolos e decorar. Além de tortas, faz cupcakes, pães de mel e dá cursos de culinária. Ela é muito exigente e preza pela qualidade do serviço. Quando acha que o trabalho não está bom, refaz,  conta ao site Repórter Gourmet. Questionada sobre o que não pode faltar na sua cozinha, categórica, reafirma sua exigência: “não pode faltar nada! Toda segunda me programo para o trabalho da semana”.

Suas inspirações estão em designers de bolos que a impressionam com o entusiasmo e a realização do trabalho, além do comprometimento, a fidelidade e o amor na execução do ofício. “Parecem que colocaram um filho no mundo”, completa. A boleira foi responsável por fazer os bolos de personalidades como o cantor Tatau, do Araketo, a quem ela chama de “cara simples, sorriso largo, carinhoso e apaixonante”; para o apresentador Alessandro Timbó, do programa Mosaico Baiano, e filhos dele; para o ator Luiz Miranda e, acredite, nem o cunhado da cantora Ivete Sangalo resistiu à tentação e, também, encomendou um bolo.

Quando perguntada sobre qual bolo queria ser, ela responde:

– Infantil! Criança é tudo! Cor, descontração! Você não tem ideia da minha alegria quando vejo a cara e os olhos arregalados de satisfação da criança quando vê o bolo. É impagável aquele momento. Vale tudo!”.

RG: E se você fosse um ingrediente, qual seria e por quê?

Conça: Ai, ai, ai… poderia ser o açúcar e ajudaria a adoçar a vida de muita gente amarga, mas eu diria o fermento! Gosto de incrementar as coisas e de fazê-las crescer.

Para finalizar a entrevista com Conça, o Repórter Gourmet pergunta para qual artista ela tem vontade de fazer um bolo especial, que ainda não fez e para qual ocasião.

Ela responde:

– ÔÔÔ… para minha musa Ivete Sangalo! Qualquer ocasião! O importante é que seja para ela e que ela coma (risos).

 

São histórias de pessoas como a Conceição Galvão que deixam a vida mais doce. Unir famílias e proporcionar momentos de prazer durante a refeição é a sensibilidade que caracteriza quem trabalha com a Gastronomia. Como diz Antonie de Saint, autor do conto o Pequeno Príncipe, “a grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas”.

Se você conhece alguém que desenvolve um belo trabalho na Gastronomia, seja fazendo doces, salgados ou outras receitas diferentes, indique para a equipe do Repórter Gourmet pelo email contato@reportergourmet.com.br e ajude-nos a reportar mais contos de facas.

 

Contatos de Conça Galvão:

Telefones: 71 3012-2949 / 9163-4846 Email: concagalvao@yahoo.com.br

Conça Galvão ministra curso para ensinar a mexer na máquina Cricut Cake, que corta pasta americana. As aulas acontecem nos dias 27 e 28 de abril de 2014, em Salvador, para uma turma com 08 alunos. Os interessados devem solicitar inscrição pelo email concagalvao@yahoo.com.br

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use
View Comments (4) View Comments (4)
  1. Você é. uma estrela dos bolos,adorei perfeito ,tbm sou apaixonada por eles comecei sem fazer cursos pós o dom esta realmente nas mãos de quem. gosta pois o amor.faz a perfeição ainda estou engatinhando na confeitaria mais amo o que faço, parabéns seus trabalhos são perfeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Chef Fabrício Lemos prepara prato especial

Next Post

Qual é o melhor chocolate?