Apostando na tríade gourmet – técnica aliada a ingredientes frescos e regionais, o chef Fabrício Lemos, 34, busca colocar em prática todo o seu conhecimento adquirido, ao longo de seus 14 anos de experiência, em seu novo projeto.
Recém-chegado ao Restaurante Amado e com liberdade para desenvolver o seu trabalho gastro-artístico, Fabrício apresenta todos os dias uma criação diferente e oferece aos seus clientes como ‘sugestão do chef’. Os pratos preparados são obras de arte, têm uma bela apresentação – contemporânea e criativa.
Tendo como premissa que comida deve ser “viva e fresca”, Lemos levanta a bandeira dos ingredientes regionais. “Mais que uma tendência, a valorização dos insumos regionais significa respeitar o alimento dentro de uma cadeia que vai desde o produtor, ressaltando a agricultura familiar, até o processo seletivo de descarte do lixo”, afirma o chef.
Em sua cozinha, ingredientes como o melão do sertão e o mel de uruçu (abelha nativa sem ferrão) são tão valorizados quanto qualquer outro e entram no menu do restaurante. E foi com estes insumos que Fabrício preparou um prato de entrada que levou presunto de parma, queijo de cabra, beiju de tapioca e rúcula. E quanto ao sabor, surpreendente.
Amada experiência – Jantar
Entrada
Ceviche de robalo com coco, manga, crocante de mandioca.
Salada com melão do sertão, presunto de parma, mel de uruçu amarela, queijo de cabra e rúcula.
Vieiras com uva ao molho Nage de vinho tinto. Para acompanhar e harmonizar com a entrada, o maître, Gil Brito, sugeriu um drink especial que era à base de uva, vodka, Cointreau e hortelã
Principal
Torre de carne seca com mousseline de aipim, queijo coalho e calda picante de banana da terra.
Peixe branco (badejo) com gnocchi de batata roxa ao molho de camarão.
Filé grelhado com mix de feijão.
Sobremesa
Cake de chocolate com abacaxi caramelizado, sorvete de baunilha e farofa de biscoito amantegado.
Pudim Crocante com sorvete de baunilha, chocolate e farofa de cake.
Drink Especial da Casa
Cachaça Casa do Engenho e uma combinação de frutas tropicais como, Caju com Manga, Umbu com Siriguela e Jambo com Jabuticaba.
Sobre o chef
Soteropolitano, Fabrício Lemos, 34, é formado pela renomada Escola francesa Le Cordon Bleu. Morou por quatorze anos no Estado Unidos e somou experiências em endereços de especialidades variadas, na Flórida e na Geórgia. Em 2010, voltou para Salvador, teve uma rápida passagem pela cozinha do Mistura. Por três anos comandou o restaurante Al Mare, Shopping Salvador, e atualmente é o chef do restaurante Amado. Lemos, em 2014, foi premiado pela Revista Veja Salvador “Comer e Beber” com o título de “Chef do Ano”.