A princípio pode ser apenas um prato de comida com cores que saltam os olhos e até ser um tanto familiar para você, mas se eu não lhe explicar a riqueza gastronômica, cultural e afetiva que envolve essa foto, talvez ela seja apenas mais uma no seu feed.
É igual uma frase que já escutei por aí afora: “um prato de comida sem história é como se estivesse vazio” e, por aqui, não seria diferente.
Fui convidada por uma amiga para almoçar em sua casa. Tudo que ela faz é maravilhoso mas não imaginava que seria uma experiência tão única e especial. Ela compartilhou a mesa com a gente igual aprendeu com sua família, no Brasil, que são imigrantes ucranianos e vivem no Paraná.
#Curiosidade: Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina.
Nunca tinha provado ou, pior, não sabia absolutamente nada da cultura gastronômica ucraniana. Apenas me recordava de comentários alheios sobre a comida sem graça do leste Europeu. Pura “parvisse” (besteira)! Nessa imersão aprendi o quanto a batata, o carne de porco e os alimentos fermentados, como o repolho e beterraba são importantes na base alimentar desse povo.
À mesa encontramos:
Kapusnyak – ou капусняк é uma sopa de chucrute (fermentado de repolho)! É incrivelmente deliciosa. A melhor sopa da vida! Pode levar legumes, pimenta e, nesta, foi usado trigo sarraceno.
Perohê – ou vareneky é um pastel cozido com recheio de batata que pode ser servido com diferentes molhos, como a smetána e o chrain.
Holubtsy – ou голубці é um dos pratos clássicos da cozinha ucraniana e possui alguns simbolismos relacionados a seres espirituais. Ele é feito com folhas de repolho e recheio de arroz ou, então, trigo sarraceno. Leva também carnes bovina ou de porco e lembra o charuto da cozinha árabe.
Carne de porco assada – é carne de assada somente mesmo!
Smetána – comum nos países eslavos é um creme azedo derivado do leite, que pode ser usado para acompanhar pratos salgados quanto doces.
Chrain – uma pasta picante feita de rábano ralado. É um condimento comum para pratos de carne e peixe. Muito saborosa e lembra mostarda Dijon.