Foto ilustrativa Baião de Dois.
Vindo do Ceará, o Baião de Dois consiste no preparo de dois ingredientes bem brasileiríssimos: o arroz e o feijão. No restante do Nordeste, a receita já caiu nas graças e agradou tanto o paladar que foi absorvido a culinária de alguns estados. Por aqui, o chef Charles Silva, fez grande sucesso quando apresentou o prato durante o Mercado Iaô, na Ribeira. E agora, ele ensinará como fazer essa mistura de elementos da gastronomia brasileira e muito consumido nas zonas rurais a noite.
Mas antes de apresentar a receita, uma curiosidade: o prato foi citado pela primeira vez na obra Liceu Cearense, de Gustavo Barroso, em 1940 e atestado pelo antropólogo e historiador, Camara Cascudo. Então, vamos aos finalmentes?!
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 2 xícaras de feijão de corda cozido (reservar a água)
- 1 xícara de arroz cozido na água do feijão
- 1/2 cebola picada
- 1 linguiça calabresa cortada em cubos
- 100g de bacon cortado em cubos
- 1 paio cortado em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 300g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- 1 xícara de queijo de coalho em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
[/ingredients]
MODO DE PREPARO
Prepare o feijão de corda do seu jeitinho. Com louro, linguiça, bacon. Quando estiver pronto, separe o caldo do feijão para cozinhar o arroz. Reserve o feijão e o arroz.
Aqueça uma frigideira grande, coloque azeite, um pouco de manteiga de garrafa e frite a cebola. Reserve. Corte a linguiça calabresa em rodelas não muito grossas e coloque na panela para dar uma dourada. Corte alguns cubos de bacon com gordura e misture à linguiça. Também acrescente o paio cortado em pedaços pequenos à mistura. Corte dois dentes de alho e deixe dourar por um tempo. Em seguida, junte todos os ingredientes que passaram pela frigideira e adicione o feijão de corda, o arroz e misture tudo.
A carne seca tem que ser dessalgada com pelo menos 12 horas de antecedência. Molhe os ingredientes com um pouco do caldo do feijão que sobrou, a manteiga de garrafa e um pouco de pimenta-do-reino. Corte cubos do queijo coalho e leve à panela. Adicione por último o coentro picado para dar uma cor ao prato. Misture e sirva o baião de dois.
Seguindo o chef
Facebook: Charles Silva