Dark Mode Light Mode

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Chef Edinho Engel confirma participação em II Festival LEM Gastronomia

Chef Edinho Engel preparando prato na primeira edição do Festival. Foto: Divulgação.

Convidado irá explorar os ingredientes regionais ao apresentar pratos gourmet em Luís Eduardo Magalhães

Grande nome da gastronomia brasileira, chef Edinho Engel, proprietário do restaurante Manacá, no litoral paulista e do Amado, em Salvador, acaba de confirmar presença no II Festival LEM Gastronomia.  O evento do encontro das cozinhas brasileiras, acontecerá entre os dias 01 e 04 de outubro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães.

O chef afirma ser grande a expectativa de participar pelo segundo ano e elogiou a iniciativa do evento. “Precisamos de Festivais como este na Bahia. Gostei muito do evento e principalmente da mobilização da comunidade local ao interagirem. Foi enriquecedor conhecer os produtos da agricultura familiar local, a produção de embutidos e defumados da região e a da associação de catadoras de sementes da região”, ressalta o chef ao informar que introduziu em suas receitas os ingredientes regionais como a farinha de jatobá e a poupa de buriti, ambos produzidos pela Associação Caliandra – catadoras de sementes.

produtos regionais
Mesa com ingredientes regionais como, tamarindo, castanha de barú, licor de pequi, buriti e outros. Foto: Divulgação.

 

Ainda não foi definido os pratos que o chef apresentará durante o evento. Contudo ele irá usar ingredientes locais como o buriti, a castanha de barú (típico do cerrado brasileiro) e um peixe local. Na primeira edição, o Edinho preparou um saboroso Papillote de Pirarucu.

Papilote de Pirarucu preparada pelo chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.
Papilote de Pirarucu preparada pelo chef Edinho Engel. Foto: Divulgação.

O Festival contará com aulas-show ministradas por convidados, chefs e profissionais da área, tendo oficinas gastronômicas e rodas de conversas temáticas abertas ao público. O espaço terá com feira-expositiva de produtos alimentícios e de equipamentos para bares, restaurantes e hotéis, feira de produtos da agricultura familiar e da rede de economia solidária. Além das apresentações de grupos culturais nativistas gaúchos e nordestinos, o II Festival LEM Gastronomia, ainda contará com área de lazer infantil e uma tenda de shows, que irão compor o cenário do evento.

Missão do Festival

Este ano os chefs terão uma missão ao apresentarem seus pratos, deverão utilizar no mínimo 80% de ingredientes produzidos na região para compor as suas receitas. “A utilização dos insumos locais nas aulas-show e oficinas, pelos chefs é visto como um grande incentivo a gastronomia regional”, afirma o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ao perceber o Festival como um grande evento que interliga todos os setores de serviço e restaurantes da cidade.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves e movimentará a economia do município de Luís Eduardo Magalhães e mobilizará 50% dos piscicultores da cidade. Serão 08 associações e cooperativas de agricultura familiar que participarão do evento com a expectativa de alcançar 12 mil visitantes.

Chef Rosa Gonçalves
Chef Rosa Gonçalves. Foto: Divulgação.

Sobre a chef Rosa Gonçalves

A coordenação da segunda edição do Festival é de responsabilidade da chef Rosa Gonçalves, através da Escola de Culinária e Buffet, que leva o seu nome. Com formação pelo Senac – Bahia, onde atuou como instrutora de gastronomia na unidade do Pelourinho, em Salvador, ela atualmente realiza o projeto “Raízes Gastronômicas da Bahia”, que tem o objetivo de pesquisar e divulgar a gastronomia do estado. Com know-how, a partir dos anos de pesquisa da gastronomia baiana, Rosa participou e realizou o I Festival Gastronômico da Costa do Dendê, em Valença (2013); XIII Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú (2014); I Festival “Feira do Vale do São Francisco”, Juazeiro (2014); I Festival da Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (2014); I Festival de Gastronomia de São Francisco do Conde, em São Francisco do Conde (2014) e o I Festival Sabores de Itacaré, em Itacaré (2014).

Festival II LEM Gastronomia 

Data: 01 a 04 de outubro de 2015

Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães

Evento gratuito

 

Acesse as redes sociais do Festival

Facebook: festivallemgastronomia

Instagram: @lemgastronomia

Flickr: www.flickr.com/photos/lemgastronomia

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use
Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Restaurante renomado de cozinha baiana está presente no Outlet Premium 

Next Post

2º edição do Fashion Pub vai reunir moda, arte e gastronomia na Barra