A apresentação impressiona, e além da técnica de confeitaria, eles são inspirados em nossa história e cultura nacional como festas, danças e costumes. Estes são os bolos preparados pelas chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla, ilustrados no livro ‘Doce Brasil Bem Bolado’.
A obra traz 32 receitas totalmente brasileiras, com modo de preparo, de montagem e de decoração, que levam ingredientes bem tupiniquins como goiaba, cachaça, aipim e caju.
Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica. É o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta sobre o surgimento desse ritmo carnavalesco. Ou então o Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro de capim-santo, que conta a história dessa cidade. Há também o Bolo Flores da Amazônia, que usa ingredientes bem brasileiros, como a castanha-do-pará e o açaí que serve de base para o recheio. E no final do livro, ainda há, dicas e técnicas para quem quer se aventurar no mundo da confeitaria.
Bolo São João
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 15 ovos
- 1,2 kg de açúcar
- 500 ml de óleo
- 600 g de farinha de trigo
- 900 g de fubá
- 1,2 litro de iogurte integral (6 copos)
- 570 g de amendoim torrado e moído (sem pele)
- 60 g de fermento em pó
- 3 formas redondas com 20 cm de diâmetro (6,5 cm altura)
- 3 formas redondas com 10 cm de diâmetro (5 cm altura)
[/ingredients]
Modo de preparo:
Bater as claras em neve com metade do açúcar, reservar. Bater as gemas, o restante do açúcar, adicionar o óleo. Misturar a farinha e o fubá e agregar a massa aos poucos, alternado com o iogurte. Acrescentar o amendoim, o fermento e por último as claras em neve, mexendo delicadamente. Assar na forma untada com manteiga e farinha, a 180ºC por 45 minutos.
Para o recheio:
Ingredientes:
1.580 g de leite condensado (4 latas)
200 ml de creme de leite
300 g de amendoim torrado e moído sem pele.
Modo de preparo:
Juntar em uma panela todos os ingredientes, levar ao fogo baixo e deixar apurar até desgrudar do fundo da panela, mexendo sempre.
Montagem e decoração:
A montagem dos bolos é explicada no capítulo que descreve as técnicas básicas aplicadas a bolos artísitcos. O passo-a-passo mostra com detalhes como cortar a massa, rechear e montar as camadas de maneira que seja possível, depois, dar o formato final desejado. Para a receita simples, cortar o bolo na horizontal, dividindo-o em três fatias e rechear.
Para o bolo decorado, prepare uma receita e meia de pasta americana. Se estiver usando pasta industrializada, siga as orientações de rendimento do fabricante. Cubra-os com pasta americana azul-escuro. Transfira os bolos para uma tábua de 30 cm de diâmetro forrada com pasta azul. Modele o casal caipira, cole no topo do bolo menor. Faça as bandeirinhas abrindo a pasta americana bem fina e recorte-as com a ajuda de um bisturi ou cortador apropriado. Cole nas laterais do bolo com cola de CMC. Usando a técnica dos bolos de andares, também explicada em capítulo especial, monte o bolo. Faça o acabamento com um rolinho fino e comprido de pasta americana colado com cola de CMC.
Livro: Doce Brasil Bem Bolado
Autores: Morena Leite e Otávia Sommavilla
Editora: Bocatto e Gaia