No último dia do ano vale tudo, e principalmente, apostar em uma próspera ceia de Réveillon. Muitos acreditam que a ingestão de determinados alimentos como a lentilha, o figo ou a canela trazem bons fluidos para o ano que se inicia.
E para começar 2015 com o pé direito, o chef mineiro, Elói Moreira, preparou uma receita com insumos regionais e, claro, e ingredientes supersticiosos. “Uma boa ceia de réveillon, procura respeitar as superstições das pessoas. Costumo usar ingredientes saudáveis e até mesmo afrodisíacos como lentilhas, uvas verdes, manga, mel, romã, muitas frutas, pratos mais equilibrados, e é claro que não pode faltar algo de canela com maçãs e figos frescos”, explica o chef.
Aprenda a preparar a Caponata de lentilhas com camarão e polvo ao couils de tangerina com castanha-do -pará
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 100g de lentilhas
- 100g de uvas verdes (sem sementes)
- 100g de minitomate italiano
- 100g de manga picada
- 100g de abobrinha italiana picada
- 120ml de azeite
- 1 cebola roxa em pétalas
- 8 castanhas-do-pará
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 500ml de suco de tangerina
- 50ml de molho barbecue
- 500g de polvo
- salsa e ervas picadas (tomilho e sálvia)
- 2 camarões VG inteiros com casca
[/ingredients]
Modo de Preparo
Para o polvo: escolha o polvo mais fresco possível. Dica: quanto mais claro, mais fresco é. Limpe bem para garantir que a areia saiu toda. Dica para amaciar o polvo: coloque dois litros de água, duas folhas de louro e dois ramos de tomilho e leve ao fogo até ferver. Baixe o fogo e coloque o polvo já limpo por aproximadamente uma hora. Desligue o fogo, tampe a panela, e a mantenha por 15 minutos tampada. Retire e escorra bem. Deixe esfriar (a partir dessa preparação você pode fazer inúmeras receitas com o polvo já macio). Outra dica é cozinhá-lo com 50% de água e 50% de vinho tinto seco. Após cozido, coloque-o numa grelha bem quente para torná-lo crocante por fora e macio por dentro. Para atingir o máximo de sabor do polvo, utilize azeite aromático, ervas finas e limão siciliano. Sempre que for cozinhá-lo, já faça uma quantidade generosa, e os mantenha já amaciados no freezer por até seis meses.
Para o coulis de tangerina: Coloque numa panela em fogo baixo o suco de tangerina e deixe reduzir pela metade, até quase formar uma calda. Reserve.
Para os legumes e frutas: Pique a abobrinha italiana em brunoise e reserve. Pique a manga em brunoise e reserve. Parta os minitomates e as uvas ao meio e reserve. Pique as cebolas em pétalas e reserve.
Para as lentilhas: Cozinhe as lentilhas no caldo do polvo por aproximadamente 15 minutos e escorra. Em uma frigideira, salteie-a com azeite, sal e ervas picadas. Reserve. Tempere o camarão com sal e pimenta-do-reino, e o polvo. Pique-os e tempere com sal e pimenta-do-reino. Grelhe-os separadamente em azeite e acrescente um pouco de molho barbecue até dourar. Em outra panela, grelhe a abobrinha com sal e pimenta-do-reino e reserve. Doure a cebola no azeite e reserve.
Montagem: Num aro de inox, coloque em camadas: lentilhas, abobrinha, manga, lentilha, uva, tomate-cereja e finalize com a cebola por cima. Regue com um pouco de azeite por cima. Ao lado, espalhe um fio do coulis de tangerina, coloque o polvo com camarão e as lâminas de castanha-do-pará. Sirva morno ou frio, como salada ou até mesmo como prato principal.