Dark Mode Light Mode

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Roteiro gastronômico: 1 dia em Lisboa

Seja você turista de um dia ou residente de Lisboa, essa é uma sugestão para quem gosta de explorar lugares, conhecer pessoas, aprofundar conhecimentos na história e cultura de Portugal e, claro, comer super bem!!! E uma maneira de ter uma experiência com todos esses elementos é colar em quem conhece muito bem a capital portuguesa e vai lhe apresentar uma cidade multicultural com influências de diferentes povos. 

Vídeo dos bastidores do tour 👇🏻

A Silvia Olivença, responsável pelo tour Sabores de Portugal, montou um roteiro especial com lugares selecionados a dedo e que têm verdadeiramente a alma portuguesa com seu DNA de fusão entre as culturas moura, judia, africana, oriental e sem aquele apelo de lugares turistão. Através do projeto Suck my Cod – Cultural & Food Tour ela e uma equipe de guias promovem uma experiência de 3h30 pelas ruas históricas de Lisboa. 

Simpático e atencioso guia, Samuel, na Praça da Figueira. Parada para compartilhar informações históricas do lugar. Foto: Gabrielle Muniz / Repórter Gourmet.

É um tour com 16 degustações e uma boa caminhada, que lhe ajuda na digestão dos mini porções e bebidas que vai provar. São aproximadamente 2,5 km entre cinco paradas gastronômicas. A cada lugar, rua ou igreja é compartilhado informações históricas e curiosidades, o que torna enriquecedor o tour e não há quem não se apaixone ainda mais por Lisboa.

Manteigaria Silva.

O tour passa por três bairros antigos e, para mim, um dos mais charmosos da capital, como a Baixa Pombalina, Mouraria e Alfama. A primeira parada gastronômica é na antiga mercearia Manteigaria Silva. O lugar resisti a gerações desde 1890. Por lá é possível encontrar os mais tradicionais produtos portugueses, desde queijos, pães, enchidos, vinhos e bacalhau. Nesta primeira degustação foram servidos queijo da Ilha, três tipos de pães portugueses, marmelo, presunto crú de porco preto e vinho do porto Tawny.

A caminhada seguiu pelas ruas e travessas estreitas da cidade até chegar no restaurante Jardim da Mouraria (bairro que leva o seu nome). Um espaço encantador e bem pequenino, mas que exala charme pela simplicidade e pela possibilidade de ser servido embaixo de uma árvore. O vinho da casa é único em Lisboa e vem de um micro produtor alentejano que vende localmente apenas. Por lá, foi servido uma típica salada de bacalhau portuguesa, que harmonizou de forma refrescante com o vinho branco.

Sobe e desce ladeiras e ruas até chegar no Cantinho do Azis. Um restaurante que sou suspeita a escrever pois já publiquei matéria dele e sou apaixonada. O lugar abriga uma das melhores, ou a melhor, comida moçambicana de Lisboa e fica na Mouraria. Parte das mesas e cadeiras estão do lado de fora, na viela da casa. Para começar e o que não pode faltar são as chamuças (pasteis de massa folhada), tendo opções de carne e vegetariano. O prato principal foi o makoufe vegetariano (ensopado) tendo acompanhamento de vegetais com curry e porção de arroz. Para brindar cada um escolhia entre vinho, cerveja ou suco de manga. 

Por sorte de todos o tour é uma bela caminhada que ajuda na digestão e, não só! Dá para fazer incríveis clicks no  caminho até Alfama. O quarto destino gastronômico chama-se Muralha. No restaurante, típico português, foi oferecido uma aula sobre as regiões do país e uma breve passagem sobre as características vitivinicultura do país. 

Na Muralha foi servido uma salada de polvo, pães, queijo Seia, sardinhas enlatadas com molho de tomate (é um clássico souvenir mas que faz parte da cultura do país e realmente são consumidas pelos portugueses). Não podia faltar à mesa um chouriço de origem alentejana e a morcela (enchido de sangue) do Centro de Portugal, que surgem como um show pirotécnico. Eles são assado (pegando fogo) na frente dos clientes. Para acompanhar foi servido um vinho da região de Torres Vedras e no final um último brinde foi com nada menos que a bebida da rainha de Sabóia, a ginja. 

A sobremesa ficou por conta da última parada na Fábrica do Pastel de Feijão. Nossa!!!!!!!!!! Um local para fechar com chave de ouro o tour. O doce português, que leva o nome da doceria é simplesmente delicioso. Tem um equilíbrio de texturas, além de não ser enjoativo. O bacana da experiência foi provar sabores que são tradicionais e, acima de tudo, são deliciosos. 

Delicioso pastel de feijão da Fábrica do Pastel de Feijão.

O tour Sabores de Portugal acontece diariamente conforme disponibilidade de vaga. Nos grupos há pessoas de diferentes partes do mundo. Uma mistura super bem vinda para trocar culturas e fazer amigos. As visitas são na língua inglesa, podendo solicitar um guia particular para acompanhá-lo e traduzir as informações para o português ou formar grupos maiores onde todos são brasileiros. Para adquirir o tour ou verificar a agenda, basta acessar o Airbnb Experience, através do link: http://bit.ly/2Oyb3RW . O valor com toda experiência sai por 60€.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use
Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Tour pela Bacalhôa: uma imersão cultural com bons vinhos a 30km de Lisboa

Next Post

Receita do Pinho: Mini morangas com camarões, arroz negro com fumeiro e farofa de tapioca