A noite dessa terça-feira foi marcada pela edição 2018/2019 do prêmio VEJA Comer & Beber Salvador, que elege as melhores mesas da cidade. A premiação reuniu empresários, especialistas no segmento, personalidades locais e imprensa no Cerimonial Rainha Leonor, em Nazaré, quando os presentes puderam conferir um ranking completo com os principais restaurantes, bares e comidinhas da capital que integram este guia especial. Como acontece todos os anos, um júri composto por profissionais de diversas áreas, elegeu os destaques de cada categoria, totalizando 20 estabelecimentos laureados e uma personalidade gastronômica.
Numa disputa apertada entre os restaurantes Egeu, Mistura e Origem quem levou a melhor foi o Origem, grande premiado da noite com o título de O Melhor da Cidade e Melhor Variado/Contemporâneo. “Esse prêmio é o fechamento de muito trabalho, pesquisa e esforço”, afirmou Fabricio Lemos, dono do restaurante, que também levou o cobiçado título de Chef do Ano. “Ninguém ganha um prêmio sozinho. Ganhei como melhor chef, mas na verdade, esse prêmio é de todo mundo que trabalha lá”, complementa Lemos, que concorreu nesta categoria com Andrea Ribeiro (Mistura) e Angeluci Figueiredo (Preta).
Destaque, também, para a categoria Menu Executivo, disputada pelos restaurantes Alfredo, Al Mare e Martim Pescador, tendo como vencedor o Al Mare.“É uma emoção muito grande receber um prêmio tão importante, o que faz do nosso trabalho algo muito gratificante”, exclamou o chef Danilo Fernandes.
Entre os vencedores desta edição na categoria Restaurantes estão, ainda, o Carvão com a Melhor Carne, o Pasta em Casa como Melhor Italiano, o Tokai Gourmet como Melhor Japonês, o Mistura como o Melhor Peixe e Frutos do Mar e a Pizza da Chapada, com a Melhor Pizza. “Apesar de não termos ganhado o prêmio de Melhor da Cidade fiquei muito feliz porque depois de muito tempo continuamos a ser indicados. Hoje é o aniversário de meu filho Marcello e eu dedico o prêmio de Melhor Peixe e Frutos do Mar a ele”, revela Andréa Ribeiro, do Mistura, que também concorreu na categoria Melhor Chef do Ano.
No rol dos Bares, os destaques ficaram com o Quintal do Raso da Catarina que levou o prêmio na categoria Boteco; o Vitrine da Cerveja que venceu com a Melhor Carta de Cervejas; o Larribar com a Melhor Carta de Drinques; o Boteco do Piri com a Melhor Cozinha de Bar e o The Bunker Beer Culture, premiado como Bar Revelação. “Receber esse prêmio ‘é uma felicidade incrível. É o fruto de tudo o que plantamos”, disse Vinícius Carvalho, do Vitrine da Cerveja.
Já a seção Comidinhas destacou seis segmentos, entre eles, Café, Doceria, Hambúrguer, Sorvete, Tabuleiro e Novidade do ano. Entre os vencedores estão o Latitude 13, Confeitaria Priscila Diniz, Bravo Burger e Beer, Crema Gelato Italiano, Daria e Laura e Zaatar – Shawarma e Falafel. “ Estou muito surpreso e feliz em receber essa premiação. A gente ainda vai fazer muitas coisas legais ainda”, afirmou o chef Adam Schnitman, do Zaatar Shawarma e Falafel.
A novidade desse ano ficou por conta do troféu de Personalidade do Ano, que é uma escolha dos editores da revista e tem como objetivo reconhecer o trabalho de pessoas que ajudam a valorizar a gastronomia local, tornando-a conhecida, inclusive, além dos limites geográficos do Estado. A chef baiana Tereza Paim foi a grande homenageada desta edição pela participação ativa na fomentação do setor. “Fico com a sensação de dever cumprido. Os prêmios falam do passado da gente e fica agora a responsabilidade para o futuro”, disse Tereza, emocionada.
Os trofeus foram entregues aos vencedores por personalidades baianas como o Secretário de Comunicação do Município de Salvador, Pacheco Maia; o presidente da Abase, Joel Feldman; a sucessora das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita; a jornalista e Produtora Cultural, Mira Silva; a personal cook Mell Cady e seu irmão, o nutricionista Daniel Cady, a cantora Margareth Menezes; o presidente do GAAC e Provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes; a empresária do setor tributário, Eneida Leite; as jornalistas Linda Bezerra e Patrícia Abreu; as gerentes de Marketing da Perini, do Shopping e do Sebrae/Ba, Aline Maria Oliveira, Karina Britto e Camila Passos, respectivamente; a pentacampeã brasileira de SUP, Babi Brazil; o presidente do Fórum Empresarial da Bahia, Claudio Cunha; a coordenadora de Comunicação da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Maria João Amado; o presidente da Abrasel Bahia, Luiz Henrique Amaral; além da editora do Guia VEJA Comer & Beber, Mônica Santos; e o gerente Comercial do Santander, Thiago Mendonça.
Há quase duas décadas, o Especial de VEJA, dedicado à gastronomia, vem revelando os destaques do setor. “Começamos a fazer esse guia gastronômico bem antes do mercado se voltar para o segmento. Temos uma das cozinhas mais ricas do mundo e acho que a Bahia foi o estado onde essa mistura teve maior influência”, acredita a editora do Guia VEJA Comer & Beber, Mônica Santos.
Durante três meses, uma equipe de jornalistas locais liderados por Mônica percorre todos os cantos da cidade em busca de novos aromas e sabores. A partir daí é feita uma seleção com os principais endereços gastronômicos. Com informações atualizadas sobre a estrutura, telefone, localização, acessibilidade, cada lugar ganha um descritivo sobre o ambiente, cardápio, com sugestões de pratos e bebidas que valem a pena serem experimentados por aqueles que não dispensam a boa mesa.
Parceria renovada
O Guia VEJA Comer & Beber conta pelo segundo ano consecutivo com a importante iniciativa do Menu VEJA Comer & Beber Salvador. Apresentado pelo Santander, durante o período de 17/11 a 16/12, dezessete endereços da cidade vão oferecer um menu selecionado em três etapas (entrada, prato principal e sobremesa), com almoço por R$ 49,90 e jantar a R$ 59,90.