Direto de Lisboa, aconteceu a 14ª edição do Congresso dos Cozinheiros, um dos mais importantes eventos de gastronomia de Portugal. Entre os dias 01 e 02 de outubro o LX Factory foi palco de aproximadamente 50 atividades com palestras, entrevistas, bate papos e exposição de marcas do mercado nacional com degustações e contato direto com seus produtores. O evento faz parte do calendário do Lisbon Food Week.
Tendo um formato padrão entre os eventos de gastronomia, como no Brasil, o Congresso dos Cozinheiros levou chefs locais, internacionais, alguns famosos, outros mais relevantes e todos se apresentam no palco principal. Eles falaram sobre sua história, o que motivivou a cozinhar ou sobre suas respectivas carreira, como tamém projetos que apoiam, além de alguns preparaem um rápido passo a passo de um prato símbolo do seu trabalho.
Uma das apresentações mais esperadas do evento ostentava duas estrelas Michelin, a nona posição entre os 50 melhores do mundo, segundo a revista britânica Restaurant, e diversos prêmios. O espanhol Andoni Aduriz, Mungaritz, esteve acompanhado de um dos principais filosófos da Euopa e compadre espanhol, Daniel Innerarity.
Esquece, eles não cozinharam, mas a palco esquentou com os temas em pauta durante a noite. Entre eles um panorâma da evolução da alimentação e seu comportamento na sociedade, a gastronomia como agente de transformação social, tendências de consumo e como as redes sociais passaram a influenciar na comunicação dos profissionais de cozinha.
Sustentabilidade
Foi o tema presente durante a participação do João Oliveira, no Congresso dos Cozinheiros. O chef, que comando a cozinha do restaurante Vista (estrela Michelin), do Belavista Hotel, no Alvarve, apresentou um prato tendo como premissa o aproveitamento total do alimento e a valorização do consumo dos produtos locais, como o pescado. Ele compartilhou o trabalho que realiza com os pescadores locais, tendo peixes subvalorizados que passaram a ter valor agredado após a sua utilização e seu menu chamado “Mar e Sustentabildiade”.
Mais que finalizar pratos
Microgreens ou micro vegetais estão presentes na cozinha de muito chefs, principalmente na hora finalizar seus pratos, mas além da estética essas plantas são altamente saborosas e nutritivas. No Congresso dos Cozinheiros, a MicroGreens ganhou espaço com a exposição de diferentes micro vegetais, flores cometíveis e folhas. No comando da empresa está o jovem empreendedor Tomás Lancastre (26), que iniciou o seu negócio há dois anos e hoje conta com cerca de 200 clientes (restaurantes e consumidor final) em Portugal e Espanha. A venda dos produtos são realizadas pelo site tendo um portifólio com aproximadamente 100 variedades.
Charcutaria do Alentejo
Com mais de 30 anos de mercado, sendo um dos principais nomes da charcutaria nacional, a SEL Salsicharia Estremonsence, marcou presença no evento. Entre os produtos degustados no Congresso estava o presunto de porco preto, uma raça que possui uma carne altamente saborosa com alto grau de gordura entrelaçada. A peça da foto foi curadapor 24 meses. Para os profissionais ou foodies de plantão, que têm interesse de conhecer a proução, a SEL realiza visitas técnicas com agendamento prévio através do site: www.sel.pt ou por e-mail diretamente com o comercial da empresa: franciscojalmada@gmail.com.
[wzslider]