Gente que faz pão, ensina, resgata uma cultura, incentiva a produção artesanal e sustentável, e ainda troca por coisas ou até mesmo animais. Ufa, acho que consegui sintetizar a quantidade de coisas legais que o Rene Seifert faz há aproximadamente uma década. PhD em Administração pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, ele começou a fazer o seu próprio pão quando ainda morava no Reino Unido, pois estava cansado de comer um “pão sem vida, sem qualidade e sabor”, além da questão ecológica de consumir menos plástico (embalagem). Então, ele passou a resgatar receitas e fazer o sua própria fornada em casa – sempre tendo como base a fermentação natural.
De forma despretensiosa a produção, que era de consumo próprio cresceu. Os amigos também queriam o pão do Rene. E o negócio foi crescendo, crescendo que o Rene não vendia o pão, mas as pessoas sentiam-se a necessidade de recompensá-lo de alguma forma, até que começou a pagar os pães com coisas. Começou com a lenha, cerveja, geléia, aulas de música, hospedagem em hotel e o escambo evoluiu até pela troca de um cavalo, quando voltou a morar no Brasil, na Colônia Witmarsum, que fica há 12 quilômetros do município de Palmeiras (PR).
O Pão da Casa é o nome da iniciativa criada por Rene, que desde o início valoriza o conexão que o pão faz entre as pessoas. “ O Pão da Casa é um resgate da arte de produzir pães artesanais no contexto da casa e da família. É uma iniciativa que vai além do lucro; para nós, mais importante que as relações comerciais são as relações pessoais. O pão é um pretexto para conhecer pessoas e investir naquilo que valor: amigos”, diz Rene que lançou cursos para ensinar as pessoas a fazerem seu próprio pão. Tem mais informações no site: www.opaodacasa.com.br. O valor das aulas correspondem aos custos da sua produção. Não há lucro mas quem puder pode colaborar pagando o quanto quiser a mais para ajudar a investir em melhorias do espaço.
Tá no Youtube também, o nosso padeiro, que virou celebridade do pão e hoje é conhecido em festivais de gastronomia pelo Brasil. O nome do seu canal no Youtube é “Pão da Casa”, que possui cerca de 24 mil inscritos e existe há três anos. Rene já alcançou o marco de aproximadamente um milhão de visualizações no vídeo onde ensina a fazer o pão mais fácil do mundo. O conteúdo do canal é voltado para receitas diferentes tipos de pães, como o integral, de cerveja, além de apresentar o passo a passo do fermento natural e manteiga caseira fermentada. Vale muito a pena conferir e tentar reproduzir em casa.
#FicaDica
Ao assistir aos vídeos do Rene e você pode aproveitar para chamar sua mãe, seu pai, esposo, irmão ou amigo para fazerem juntos umas das receitas que ele ensina. É uma experiência mágica, por experiência própria. É um daqueles momentos que você vai carregar na memória para o resto da vida, além de ganhar uma fornada de “pão bom” que vai fazer a hora do café muito mais gostoso. Sigam as dicas do Rene.