Sabe quando você entra no supermercado e uma coisa sempre fica olhando para você e implorando que seja comprado!? Pronto, essa era a sensação que eu tinha todas as vezes que passava por uma caixa de conchiglione (é um tipo de macarrão em formato de concha, que pode ser recheado e acompanhado dos mais variados molhos).
Eu olhava e ficava imaginava quais receitas poderia fazer. Como usar um ingrediente italiano e dar um toque nordestino e brasileiro ao prato. Então decidi nesta semana preparar uma receita com este ingrediente.
Por sinal, modéstia à parte, ficou espetacular! Se eu fosse vocês faria correndo essa receita que apesar do nome complicado é bem simples de preparar.
Ingredientes:
-1/2 caixa de Conchigliones;
-600g de carne seca cozida e desfiada;
-1 cebola roxa cortada em tirinhas finas (julienne);
-1 colher de sopa de manteiga;
-1 colher de sopa de azeite de oliva;
-250g de queijo cremoso (tipo catupiry);
-100g de queijo coalho ralado fino;
-2 colheres de sopa de tempero verde picado (salsinha, cebolinha e coentro);
-Pimenta do reino a gosto;
-2 xícaras de coentro;
-1/2 xícara de azeite de oliva;
-1 dente de alho;
Modo de preparo:
Comece dessalgando a carne seca. Troque água três m vezes e depois cozinhe na pressão por 30 minutos. Reserve um pouco da água do cozimento da carne.
Desfie e retire o excesso de gordura da carne. Reserve.
Nesse meio tempo cozinhe a massa de acordo com as especificações da embalagem. Retire a massa da fervura faltando um minuto para completar o tempo indicado.
Coloque a massa em um recipiente com água e gelo para interromper o cozimento. Escorra e reserve.
Em uma panela, coloque a manteiga e o azeite e refogue a cebola até que fique translúcida. Adicione a carne seca desfiada e refogue por cinco minutos.
Tempere com a pimenta do reino e adicione o queijo cremoso. Misture para que fique homogênea. Adicione o cheiro verde picado, misture bem e reserve para esfriar.
Após o recheio ter esfriado, com a ajuda de uma colher de chá, coloque com cuidado nos conchigliones. Arrume em um refratário untado com azeite de oliva. Cubra com papel alumínio e coloque em forno moderado por 10 minutos.
Descubra e salpique um pouco do queijo coalho em cima de cada conchigliones e retorne ao forno em potência máxima para gratinar.
Crocante de Queijo Coalho:
Disponha o restante do queijo coalho ralado em uma folha de papel manteiga e asse em fogo médio por 10 minutos ou até que fique firme e dourado.
Pesto de Coentro:
Na mesma água que cozinhou a massa, ainda em fervura, coloque o coentro e conte um minuto. Retire e passe para uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento.
Esprema com as mãos para remover o excesso de liquido. Corte em partes pequenas e processe junto com o dente de alho e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Lembrando que a carne seca já possui sal, então use moderadamente o sal no molho.
Montagem:
Disponha um pouco do molho pesto de coentro no centro do prato, coloque uns cinco conchigliones em cada prato e pingue algumas gotas do Pesto em cima de cada um deles.
Quebre os crocantes de parmesão e coloque-os em cima dos conchigliones e sirva ainda quente.
Espero que tenham gostado da receita e bom apetite!
Tempo de Preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções
*Por Felippe Augusto, o Pinho.