Pannacota Romeu e Julieta. Foto: Felippe Augusto.
Todas as vezes que eu executo um prato fico pensando em possíveis adaptações que poderia fazer com aquela receita. A partir deste momento, começa uma jornada de testes e estudos com preparações parecidas daquela que executei inicialmente. No final sempre acabo dando um toque pessoal e diferenciado quando concluo as minhas receitas.
No caso da Pannacota, já tinha preparado algumas vezes com iogurte grego e sopa de morangos. Nesta receita, quis combinar ingredientes que lembram muito a minha infância e amo até hoje, que é o queijo com goiabada.
Falando nessa receita, e por coincidência, fui convidado por um amigo para almoçar em um pequeno, mas muito aconchegante, restaurante da cidade. Lá, eu me deparei com esta sobremesa no cardápio: “Panacota de Parmesão com calda de Goiabada”.
Depois que almoçamos eu estava ansioso para provar a sobremesa e saber qual o gosto daquela pannacota. Era uma sobremesa bem simples, mas de sabores fortes e logo pensei: “vamos tornar o que já está bom, em algo ainda melhor!”.
Fiquei com aquele gosto na “boca” e na memória durante a semana toda, até que sentei e finalmente escrevi a receita com os meus toques e ajustes.
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 3 Caixas de Creme de Leite
- 1 Pacote de Gelatina sem Sabor (12g)
- 1/2 xícara de Açúcar Refinado
- 1 xícara de Queijo Parmesão Ralado, e mais um pouco para decorar
- 200g de goibada cortada em cubos
- 1/2 colher de chá de baunilha
- 1/4 xícara de água
- 1/4 xícara de vinho branco
- 1 pitada de sal
[/ingredients]
Modo de Preparo
Adicione em uma panela metada do creme de leite, o açúcar e o queijo parmesão ralado.
Uma pequena pausa para uma observação importante: utilize um queijo parmesão de boa qualidade e ralado na hora, pois o sabor é completamente diferente daquele vendido no pacote. Esse detalhe considero importantíssimo para o resultado final da receita. Ok?
Retornando à receita, aqueça o creme de leite até que o açúcar e o parmesão estejam completamente dissolvidos, e então, reserve para esfriar um pouco. Em uma tigela, adicione o restante do creme de leite, a baunilha e misture até que esteja homogêneo.
Dissolva a gelatina sem sabor com 3 colheres de sopa de água e coloque no microondas por aproximadamente 20 segundos. Adicione a gelatina previamente dissolvida na mistura de creme de leite e baunilha e envolva até que esteja totalmente incorporada a mistura.
Junte a mistura de creme de leite e parmesão com a que esta na tigela e misture até que esteja completamente homogêneas.
Disponha a mistura em taças e coloque no congelador por no mínimo 3 horas. Caso deseje desenformar, use formas de cerâmica ou silicone para facilitar sua vida na hora de remover a pannacota.
Calda de goiabada
Adicione os cubos de goiabada, em uma panela com água e leve ao definhara dissolver. Quando estiver dissolvida, acrescente o vinho branco e misture até que a calda esteja homogênea. Adicione a pitada de sal e reserve para esfriar.
Para o Tuille de parmesão (opicional)
Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de parmesão ralado no centro com fogo médio. Espere o queijo começar a dissolver e ficar com tons dourados. Retire com cuidado e ajuda de uma espátula. Reserve em uma superfície plana para que ele termine de secar. Pronto! É muito simples e não requer nenhuma habilidade especial.
Montagem
Se você optou por fazer em uma taça, disponha um pouco da calda em cima da pannacota e decore com a tuille de parmesão.
Se você preferiu desenformar, coloque um pouco de calda na base do prato e com uma colher faça um risco como se fosse fazer uma vírgula. Coloque a pannacota na parte mais estreita do risco e fixe a tuille de parmesão por cima da pannacota.
Apesar de ter sabores fortes a receita é bem equilibrada no final com a combinação do doce e salgado. Espero que tenham gostado e até próxima!
Rendimento: 6 porções.
Tempo de Preparo: 40 minutos e mais 3h sob refrigeração.
*Por Felippe Augusto, o Pinho