Dark Mode Light Mode

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use

Tereza Paim lança livro ‘Na Mesa da Baiana’

Chef Tereza Paim. Foto Solange Rossini

Com sua verve ligada à cultura brasileira, às manifestações e gastronomia regional, a chef Tereza Paim mergulha na literatura gastronômica e lança seu primeiro livro, Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito totalmente baiano. A noite de autógrafos acontece no Casa de Tereza, no Rio Vermelho, na quinta-feira, 27 de setembro, das 18h às 20h. Nesse mesmo dia, a chef comemora o sexto aniversário do restaurante, e o dia dos santos gêmeos, Cosme e Damião, dos quais Tereza é devota.

Com 200 páginas, o livro sai pela Editora Senac São Paulo, que acredita e reforça o engajamento da instituição em fomentar a cultura brasileira, proporcionando um resgate de pesquisa na vida e na tradição baiana por meio de sua gastronomia peculiar. Na Mesa da Baiana, é fruto de um trabalho, escrito a quatro mãos, pela chef, que apresenta, com muita história e propriedade, as receitas de seus pratos tradicionais, com a ajuda criteriosa da jornalista baiana Sonia Robatto, que tirou partido das técnicas e histórias de Tereza Paim transformando os sabores, temperos e ingredientes, em um livro de dar água na boca, com dicas, segredos e curiosidades em torno da cozinha baiana.

“Estou muito feliz e dedico esse livro para meu primeiro neto, Dudu. A publicação traz a alegria da nossa Bahia, exaltando o modo como os baianos se relacionam com a comida”, disse Tereza. “São receitas de nosso cotidiano, com uma pegada mais atual, imprimindo minha identidade como cozinheira. Comida gostosa cheia de histórias, estórias, cultura e tradições não pode faltar na mesa da baiana”, diz.

Sobre as autoras

Tereza Paim – A chef baiana já foi premiada como Embaixadora da Cozinha Baiana e reconhecida internacionalmente como grande pesquisadora dessa gastronomia. Autodidata, Tereza iniciou suas experiências com a cozinha ainda na infância e nunca mais se distanciou das panelas. Faz uso de técnicas gastronômicas do mundo e apresenta a releitura de pratos tradicionais, sempre valorizando suas raízes. O aspecto acessível e puro de sua cozinha se deve à sua trajetória de vida, que se destaca pela imersão com a terra, com pessoas simples e com as riquezas do plantar, cultivar, colher e fazer. Salvador, Recôncavo e o sertão baiano são as casas de Tereza, lugares que têm seus sabores, costumes e culturas inclusos em sua cozinha. Seu trabalho tornou-se ferramenta de resgate e inclusão social dos produtores regionais e de divulgação dos produtos e da história da Bahia.

Sonia Robatto – Baiana, a jornalista e escritora Sonia Robatto foi responsável pela criação de grandes projetos editoriais para empresas como as editoras Abril, Bloch, Três e Abril Cultural, entre outras. É apaixonada por sua terra e por seu povo, por isso seu trabalho está sempre direcionado para a pesquisa e o registro dos hábitos culturais do brasileiro. Nos anos 1960, Sonia voltou-se para as artes cênicas e fundou a primeira Companhia de Teatro Profissional da Bahia e o Teatro Vila Velha. Ao longo de sua carreira, foi autora de quatrocentas histórias infantis, publicadas em livros, revistas e fascículos.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossosPrivacy Policy e Terms of Use
Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Salvador ganha primeira loja da Nespresso

Next Post

Bastidores do Congresso dos Cozinheiros em Lisboa