Prato ilustrativo do Bacalhau à Braz.
Se a tradição percorreu o oceano Atlântico e até hoje o bacalhau ainda é a preferência dos brasileiros, durante a Sexta-feira Santa, então nada mais justo que ensiná-los a preparar uma receita tipicamente portuguesa, o ‘Bacalhau à Brás’. E quem vai nos ajudar nessa missão é a chef Alessandra Hattori.
Bem popular em Portugal, a chef conta que aprendeu a receita “direto da fonte” com um amigo de Lisboa. “É um prato leve que consiste em bacalhau desfiado, batata palha, cebola frita, ovo mexido, azeitonas e salsa picada”, explica a chef responsável pelo buffet e food truck Leka.
E agora, que tal começarmos a preparar o anfitrião do almoço desta sexta-feira? Vamos lá!
[ingredients title=”Ingredientes”]
- 1,5 kg de bacalhau inteiro ou 1,0 kg bacalhau em lascas
- 4 cebolas médias (corte ao meio e fatiar)
- 4 ovos inteiros ( mistura clara e gema como se faz para omelete)
- 1 vidro 200gr azeitonas verdes
- 1 pacote 250gr batata palha
- 300ml leite
- Azeite extra virgem a gosto
- Salsinha a gosto
[/ingredients]
Modo de preparo
Dessalgar o bacalhau. A dica é trocar a água ao menos 4 vezes, de 2 em 2 horas. Coloca um litro de água para ferver em uma panela, quando estiver fervendo acrescenta o leite. Coloca o bacalhau e deixe por 5 minutos em fogo baixo. Escorra o bacalhau e reserve. Em uma frigideira grande ou panela, doure as cebolas no azeite. Cuidado para não queimar. Acrescentar o bacalhau e um fio de azeite. Mexer misturando bem o bacalhau e a cebola. Acrescente as azeitonas. E os ovos mexidos, mais um fio de azeite e mistura tudo até os ovos estarem cozidos totalmente. Já esta pronto. Para servir, acrescente a batata palha e a salsinha.
Serve entre 4 e 6 pessoas.