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Festivais é a porta para o resgate da gastronomia de raiz

Rosa Gonçalves_Foto Karina Muniz “Através da gastronomia podemos contar a história de um povo”, assim afirma a chef Rosa Gonçalves, que desenvolve um trabalho de pesquisa, registro e divulgação da gastronomia de raiz.  Seu objetivo é resgatar ingredientes e receitas já quase esquecidos, que compõem a nossa cultura alimentar brasileira.

Com larga experiência no ramo de festivais, Rosa é idealizadora de eventos gastronômicos em quase todo o Estado, com destaque para o Festival de Gastronomia da Costa do Dendê, realizado em Valença, e do 13º Festival da Tainha de Barra Grande, no município de Maraú. Sucesso também no encontro gastronômico do Oeste da Bahia, que você confere nesse link: Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.

O próximo evento já tem data marcada e será realizado no sul da Bahia, entre os dias 11 a 21 de dezembro, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, com destaque para utilização de produtos locais e da agricultura familiar.

Tudo começou, após anos de pesquisas e registros de ingredientes, receitas e histórias da gastronomia baiana. Assim, a chef Rosa conseguiu reunir toda a bagagem necessária para tornar possível a realização destes eventos pelo Estado. “Os Festivais surgiram com a proposta de trazer ao público toda a cadeia produtiva do alimento, reunindo a um só tempo, em um só espaço, do pequeno agricultor, aos pescadores, marisqueiras, produtores de alimentos, cozinheiros, chefes de cozinha, estudantes e professores de gastronomia, para compartilharem conhecimentos e experiências”, ressalta a pesquisadora.

Tendo em vista a valorização do profissional, bem como do produto local, os Festivais resgatam a identidade gastronômica da região, além de incentivar o turismo. Para Rosa, cada localidade da Bahia passa a ter um grande crescimento a partir destes encontros que são os Festivais, onde todos podem trocar experiências e apontar soluções que levem à melhoria, cada vez maior dos seus produtos e, consequentemente, maior aceitação no mercado.

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